sábado, 25 de abril de 2015

Colossenses 2:6-7


Colossenses 2:6-7 - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele. Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
COMO, POIS, RECEBESTES. O autor se reporta a forma como os cristãos de Colossos aceitaram a mensagem do evangelho das boas novas sobre o Cristo de Deus e como eles receberam o conhecimento de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias prometido por Deus, o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. João em seu evangelho usa esta mesma expressão para descrever sobre a rejeição do mesmo Jesus Cristo pelos Judeus. João 1:11-12 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome. Os Colossenses agiram diferentes dos Judeus.

O SENHOR JESUS CRISTO. Essa é uma frase muito comum nas páginas do Novo Testamento falando sobre o título completo do Senhor Jesus Cristo. E o mesmo escritor escrevendo aos Filipenses ele descreve sobre como o Filho de Deus se tornou a Senhor. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo nos fala sobre a missão do Messias de Deus, como Redentor e Salvador.

ASSIM TAMBÉM ANDAI NELE. 1 João 2:6 – Aquele que diz que está nele, esse deve andar como ele andou. O apóstolo escreve sobre a ética cristã e o modo de vida que dele levar todos aqueles que confessam a Cristo como Senhor e Salvador. Não basta apenas dizer com palavras de que é um cristão, o testemunho de vida é a grande prova de que realmente alguém anda nas pisadas do Mestre. Neste caso, “andar” é uma metáfora para representar o comportamento de um verdadeiro servo de Cristo.

ARRAIGADOS E EDIFICADOS NELE, E CONFIRMADOS NA FÉ. No primeiro momento o autor pensa em uma arvore bem firmada no solo com suas raízes fortes e bem fincadas sobre a terra, que não se move com os ventos e tempestades. Depois ele vê os cristãos de Colossos como uma casa edificada sobre a rocha, que não se move do seu lugar, nem é derribada quando chega o temporal. Por fim, ele aconselha os seguidores de Cristo em Colossos de que não neguem a sua fé no nome do Senhor Jesus Cristo, mesmo que venham as tribulações, as perseguições e até a morte.

ASSIM COMO FOSTES ENSINADOS. Epafras, que conforme a tradição cristã era o líder da igreja cristã em Colossos havia sido bem instruído por Paulo acerca do evangelho da nova aliança da graça de Deus. Por consequente ele repassou devidamente aquilo que havia apreendido do apóstolo para a igreja do Senhor Jesus. As doutrinas cristãs estavam bem claras na mente dos irmãos de colossos para que não se desviassem.

NELA ABUNDANDO EM AÇÕES DE GRAÇAS. “Nela” se refere à fé na qual os seguidores do cristianismo em Colossos estavam confirmados. O que restava era de que eles continuassem dando graças a Deus pela esperança de vida eterna que eles já tinham, pela fé que uma vez foi dada aos santos e que nela estavam edificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...