quarta-feira, 22 de abril de 2015

Filipenses 4:22-23

Filipenses 4:22-23 - Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém.
TODOS OS SANTOS. Estes santos, aos quais se refere o autor, não dizem respeito aos mortos canonizados, como defendem algumas religiões politeístas ou idólatras. O apóstolo esta se referindo aos irmãos que estavam em sua companhia e que faziam parte do seu ministério, sejam como auxiliares, amigos, cooperadores ou ministros do evangelho. Santo quer dizer: Separado do mundo e que se dedica exclusivamente ao serviço e a vontade de Deus. Santos, porque renunciam as concupiscências da carne e a soberba da vida, para viverem de conformidade com os planos e propósitos de Deus.

VOS SAÚDAM. Desde os primórdios da humanidade, que os seres humanos quando se comunicavam, seja pessoalmente ou por meio de cartas, tinham o costume de se cumprimentarem. No caso dos Judeus, eles se cumprimentavam com a paz de Deus. Geralmente na igreja primitiva do mundo gentílico a saudação era graça e paz. Nos dias atuais, cada denominação adota o seu próprio tipo de saudação. Já as pessoas comuns da sociedade se cumprimentam com bom dia? Boa tarde? Boa noite? Como vai? Tudo bem? E etc. Seja como for, a saudação faz parte da cultura das civilizações como forma de manter comunhão e comunicação de pessoas para pessoas e povos.

PRINCIPALMENTE OS QUE SÃO DA CASA DE CÉSAR. São várias as opiniões e conjecturas, sobre essa afirmativa feita pelo apóstolo Paulo. Entre elas a de que várias das autoridades que faziam parte do império romano, já havia se convertido ao cristianismo, pelas pregações feitas pelo autor desta carta. Mas há quem diga que o apóstolo se referia aos prisioneiros que haviam se convertido ali na prisão pelas pregações do apóstolo, e que o presídio ou cárcere era chamado de casa de César. Por fim, tem aqueles que dizem que estes da casa de César eram apenas amigos de Paulo, e que eram autoridades romanas, porem, não convertidos ao cristianismo.

A GRAÇA DE NOSSO SENHOR. Comumente o apóstolo usa as palavras “graça e paz” em suas epístolas, mas neste caso, ele usou apenas a palavra graça, se referindo ao modo gracioso com que os irmãos de Filipos foram alcançados pela graça divina. Essa graça de nosso Senhor Jesus Cristo, nos fala do seu sacrifício expiatório que ele realizou em prol da sua igreja. Cristo como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pagou o preço da redenção pela sua igreja, que no caso de Filipos, era uma igreja, em sua grande maioria, composta de gentios, assim como nos dias de hoje.

JESUS CRISTO. Nosso Senhor Jesus Cristo é um dos títulos mais completos em se tratando do nome do Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, esse nome não foi posto pela sua mãe, nem pelo seu pai de criação e nem pela autoridade eclesiástica que realizava a circuncisão, mas foi dado pelo próprio Deus, e quer dizer: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados. Cristo nos fala da missão do Messias de Deus, que veio para resgatar a humanidade do poder da condenação.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. O apóstolo deseja que essa graça salvadora, de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, esteja com todos os irmãos da igreja de Cristo, que estava na cidade de Filipos. Porque o resultado desta graça é a salvação e a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...