segunda-feira, 20 de abril de 2015

Filipenses 4:19

Filipenses 4:19 - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
O MEU DEUS. Paulo conhecia de perto o Deus a quem ele servia, e em quem ele depositava toda a sua confiança, e sabia que o seu Deus era capaz de fazer pela igreja de Cristo em Filipos coisas extraordinárias para dar crescimento e desenvolvimento espiritual aos seguidores de Cristo naquele lugar. Os irmãos de Filipos também conheciam de perto a Deus de Paulo, porque o apóstolo durante muito tempo havia pregado a palavra da verdade naquela cidade e ensinado seus fortes conceitos sobre o Deus único e verdadeiro. O Deus a quem Paulo se refere é o Deus Criador de todas as coisas e que estabeleceu com a igreja de Cristo a nova aliança da graça salvadora.

SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS. Os homens poderosos e ricos, quando comparados ao Deus Todo-poderoso são pobres e miseráveis. O Deus a quem o apóstolo servia, juntamente com a igreja de Cristo em Filipos era o Deus riquíssimo a quem pertence à terra e toda a sua plenitude (Salmos 24:1) A este Deus que é rico pertence todos os minérios mais preciosos do universo e do planeta terra. E principalmente, a ele pertence todas as melhores virtudes e qualidades que se possa imaginar. A ele pertence os dons espirituais e ministeriais. Dele é que vêm todas as boas dádivas.

SUPRIRÁ. A igreja de Cristo na cidade de Filipos era uma igreja que não tinha necessidades matérias, porque os seus membros eram pessoas bem sucedidas da sociedade. Mas, o que eles precisavam mesmo era dos dons espirituais vindos da parte do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus das riquezas espirituais. A igreja de Filipos precisava de pessoas compromissadas em exercerem com fidelidade os dons ministeriais para o crescimento e o desenvolvimento da obra naquele lugar. Ao que tudo indica, era uma igreja rica de bens matérias, mas tinha falta dos dons de Deus.

TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES. A grande esperança do apóstolo era de que, aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará, até o dia da vinda do Senhor Jesus Cristo (Filipenses 1:6). Apesar de há muito tempo o evangelho ter chegado naquela região por meio do trabalho evangelístico de Paulo, no entanto, o povo de Deus naquele lugar estava mais voltado para as coisas desta vida, do que para as coisas do reino de Cristo. O apóstolo deseja ardentemente que o seu Deus, que é rico em dons espirituais e ministeriais supra as necessidades daquela igreja.

EM GLÓRIA. Eles já eram possuidores das coisas materiais e sociais, e a visão de Paulo sobre o estado espiritual dos seguidores de Cristo em Filipos era de que eles precisavam mesmo era da glória de Deus em suas vidas. Certamente o apóstolo se refere aos dons espirituais e ministeriais, sobre o poder e a virtude do Senhor na vida de cada um dos irmãos, e que eles se despertassem para as coisas de cima.

POR CRISTO JESUS. Tudo é para glória do nome de Cristo Jesus nosso Senhor. Porque é por meio da obra perfeita de expiação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que a igreja é suprida com as bênçãos celestiais. O autor desta carta faz lembrar aos seus leitores dos inumeráveis benefícios que Deus derrama sobre a igreja por meio de Cristo Jesus, uma vez que foi o Senhor Jesus quem produziu a reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...