terça-feira, 28 de abril de 2015

Colossenses 2:12

Colossenses 2:12 - Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
SEPULTADOS COM ELE. O autor não está escrevendo sobre algo literal, mas sim em uma linguagem simbólica e espiritual, algo que vai além das coisas materiais e visíveis, como a circuncisão feita pelos líderes religiosos do judaísmo, no ato da circuncisão dos meninos Judeus. Quando uma pessoa se converte de verdade para o cristianismo, ela passa por uma mudança de status tão profunda que a isso a apóstolo chama de sepultamento da vida velha para uma nova vida em Cristo Jesus.

NO BATISMO. Para os Judeus, a circuncisão era uma espécie de batismo, já para os gentios convertidos ao judaísmo, eles tinham que passar por uma espécie de purificação, a fim de serem aceitos como participantes da legislação mosaica. Paulo escreve sobre o batismo espiritual que os gentios recebem quando se convertem pelo poder do Evangelho (Gálatas 3:27) e (1 Coríntios 12:13). Este batismo se dá nas esferas espirituais, porque esta pessoa passou a ser participante do reino de Cristo, da família divina e portanto, é aceita na presença de Deus com a esperança de Salvação.

NELE TAMBÉM RESSUSCITASTES. O sepultamento do qual o apóstolo escreve anteriormente descreve sobre a vida velha que não mais terá efeito nos resultados finais, porque o que vale agora, é a nova vida em Cristo. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E Gálatas 6:15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. A nova vida é como uma ressurreição espiritual, em que a pessoa passa a ter vida em Cristo Jesus.

PELA FÉ. Por isso que essa é uma operação espiritual e não material, porque ela se dá nas dimensões do espírito e da alma e não do corpo físico. E a fé funciona como a energia que proporciona este novo nascimento para a vida plena em Cristo pelo poder regenerador do evangelho das boas novas. O ser humano entra com a sua fé em forma de confiança que opera na esperança, enquanto que o Espírito Santo faz o resto. Esse processo na vida espiritual é uma aliança de fidelidade do homem com Deus.

NO PODER DE DEUS. O homem entra com a sua fé e Deus entra com o seu poder transformador para dar ao ser humano uma nova chance de reconciliação com o seu Criador. Esse poder prodigalizador de Deus que opera na vida do homem para fazê-lo ser regenerado pela ressurreição espiritual, é algo sobrenatural, que o homem natural não entende. Somente aqueles que já experimentaram o novo nascimento, que é vindo de cima, podem compreender os efeitos transformadores deste poder de Deus.

QUE O RESSUSCITOU. Assim como o poder de Deus entrou em operação para ressuscitar a Cristo de entre os mortos, da mesma forma, este poder de Deus entrará em ação para transformar o velho homem, em uma nova criatura em Cristo Jesus.

DENTRE OS MORTOS. Cristo de fato provou a morte e esteve por três dias dentre os mortos, mas ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer. Da mesma maneira, os que nasceram de nova em Cristo, ressuscitaram dos mortos para terem vida eterna, vida plena, vida abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...