sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:25


Colossenses 1:25 - Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus.
DA QUAL. Paulo vinha falando sobre a igreja de Cristo, como sendo o corpo do Senhor que ainda estar na terra, até o arrebatamento da mesma. Igreja está pela qual ele vinha enfrentando problemas e perseguições, por anunciar as boas novas do evangelho do Senhor Jesus. A igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos era abençoada, porem perseguida, e é natural que o apóstolo como sendo principal líder do cristianismo nesta época e supervisor daquela igreja, fosse o alvo principal de tais perseguições.

EU ESTOU. Quem conhece a história de Paulo como missionário do reino de Cristo sabe que ele não fez parte do grupo apostólico dos doze. Mas nem por isso diminui sua importância no cumprimento de sua missão em prol do evangelho de Cristo. Como não foi reconhecido em Jerusalém como apóstolo da igreja mãe, Deus o enviou a fundar igrejas no mundo gentílico. E onde criava uma comunidade cristã era reconhecido pela igreja como apóstolo de Cristo e ministro do evangelho do Senhor Jesus.

FEITO MINISTRO. A palavra apóstolo ficou mais direcionada para aqueles que conviveram e serviram a Cristo em seu ministério ou que foram chamados pelo próprio Cristo Jesus. Já a designação ministro de Cristo ou ministro da palavra era direcionada na hierarquia da igreja para aqueles que eram responsáveis pela ministração da palavra do evangelho, como também para aqueles que cuidavam da administração eclesiástica das comunidades cristãs, e da direção dos trabalhos.

SEGUNDO A DISPENSAÇÃO DE DEUS. Quando Paulo diz: Estou, ele se refere a um determinado período. E nesta frase ele confirma ao se referir ao tempo de Deus, porque dispensação neste caso se refere a um intervalo de tempo. Ele quer dizer: Deus me concedeu ficar um tempo como ministro do evangelho para levar as boas novas onde Cristo ainda não era conhecido. Apesar de não ser o fundador direto da igreja em Colossos, mas por meio de Epafras ele era o seu supervisor.

QUE ME FOI CONCEDIDA PARA CONVOSCO. A palavra “concessão” fala sobre o uso de alguma coisa por um determinado período de tempo. Como no caso das concessões públicas que são feitas pelo Estado para empresas privadas usarem durante um certo período de tempo. No caso de Paulo ele reconhece que Deus lhe concedeu o privilégio de ser ministro do seu evangelho por um determinado período de tempo. Talvez houvesse dúvidas da parte do apóstolo se ele ia sair daquela prisão ou não.

PARA CUMPRIR A PALAVRA DE DEUS. Quando Paulo foi chamado por Cristo Jesus, o Senhor falou a seu respeito de que seria enviado a pregar o evangelho aos gentios. É tanto que depois de um certo período de preparação no deserto da Arábia e em Damasco, e depois uma breve visita de quinze dias em Jerusalém. Logo foi ele encaminhado a cumprir sua missão em terras além das fronteiras de Israel. Como missionário do reino de Cristo foi quem mais fundou igrejas no mundo gentílico naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...