quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:7-8

Colossenses 1:7-8 - Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo. O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.
COMO APRENDESTES DE EPAFRAS. Os cristãos de Colossos era privilegiados porque puderam contar com as instruções de Epafras que era um dos auxiliares de Paulo nos cuidados das igrejas. Epafras quer dizer encantador. Esteve com Paulo na prisão para visita-lo, de quem o apóstolo recebeu as boas notícias da igreja que estava em Colossos. Substituiu a Paulo em algumas viagens missionárias nas cidades do vale do rio Lico na Frígia. Ajudou a Paulo na fundação das igrejas em Colossos, Hierápolis e Laudicéia. Falam de que era um bom pregador do evangelho das boas novas de Cristo.

NOSSO AMADO CONSERVO. A palavra “nosso”, fala sobre que ele era na realidade um amigo pessoal de Paulo e um auxiliar direto do seu ministério. Quando o apóstolo o chama e trata de “amado” é porque era uma pessoa próxima e do círculo íntimo de amizade e confiança de Paulo a quem ele depositava inteira confiança ministerial. Já a palavra “conservo” é melhor traduzida quando entendemos como “auxiliar”. Na igreja em colossos ele era o ministro de Cristo responsável pelos cuidados com a igreja naquela cidade. Como sempre estava com Paulo, aprendeu dele e repassava para a igreja as doutrinas cristãs.

QUE PARA VÓS É UM FIEL. Uma das características de Epafras era ser fiel para com a igreja de colossos, assim como era para com o apóstolo em seu ministério. Sempre existiram os líderes que se comportaram com infidelidade para com a igreja, principalmente quando escondem os seus reais motivos ao estarem à frente do rebanho. Como Paulo conhecia seu amigo e foi quem introduziu Epafras como liderança naquela comunidade cristã, podia testemunhar de sua fidelidade para com os seguidores de Cristo naquele lugar. Que tinha como objetivo o bem da obra de Cristo.

MINISTRO DE CRISTO. Com isto entendemos que Epafras era na realidade quem tomava conta da comunidade cristã na cidade de Colossos. Certamente consagrado por Paulo para o ministério. E acima de tudo reconhecido como ministro do evangelho de Cristo. Nesta época, os chamados “ministros” eram além de administradores eclesiásticos, responsáveis principalmente em transmitir a palavra de Cristo para a igreja. Eram os ministros da palavra, encarregados de ensinarem o evangelho ético da nova aliança, instruindo a igreja na vontade de Cristo.

O QUAL NOS DECLAROU TAMBÉM. Epafras foi o informante de Paulo sobre como estava à igreja de Cristo em Colossos. Mas há quem diga que foi a própria igreja quem o enviou para saber do estado em que estava o grande missionário Paulo. Não se sabe ao certo se esta prisão de Paulo era em Éfeso ou em Roma. Mas é correto dizer que Epafras foi lhe visitar na prisão, como também é sustentada a tese de que ele tenha ficado com o apóstolo um bom tempo para lhe ajudar neste momento difícil. Com isto, teve tempo suficiente para passar todas as informações sobre a igreja de Cristo em Colossos.

O VOSSO AMOR NO ESPÍRITO. E uma das informações que Epafras repassou para Paulo é que a igreja de Cristo em Colossos era praticante do amor uns para com os outros ou seja, o amor fraternal ensinado por Cristo. E a força motriz deste amor entre os cristão de Colossos era justamente gerada pelo Espírito Santo, ele que derrama os frutos positivos na vida dos seguidores de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...