sábado, 18 de abril de 2015

Filipenses 4:15

Filipenses 4:15 - E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.
E BEM SABEIS TAMBÉM. Paulo, como fundador daquela igreja, sabia de tudo que por lá ocorria, mesmo estando ausente, por conta de suas viagens missionárias ou neste momento em que se encontrava preso. Da mesma forma, ele procurava de todas as maneiras que os irmãos de Filipos soubessem também de todas as coisas importantes que aconteciam em seu ministério. É bem provável que quando o apóstolo estava entre eles, buscou implantar a campanha de ajuda entre as igrejas.

Ó FILIPENSES. Na maioria de suas cartas, o autor sagrado não tinha por costume endereçar suas correspondências aos líderes das igrejas locais mencionando seus nomes pessoais por questão de segurança. No caso desta carta ele dirige sua correspondência aos filipenses, como sendo a comunidade de Cristo que fazia parte da igreja do Senhor Jesus naquele lugar. Se dirigir desta forma aquele povo era uma expressão de intimidade do apóstolo com os irmãos que seguiam ao reino de Cristo naquela cidade.

QUE, NO PRINCÍPIO DO EVANGELHO. Certamente o apóstolo se refere ao tempo em que teve início as suas atividades evangelísticas naquela cidade e região, abrindo assim as portas da Europa para a semeadora das boas novas do evangelho naquele continente. A cidade de Filipos era de fundamental importância para expansão do cristianismo em todos os países da Europa. Neste caso, Paulo fez da cidade de Filipos a sua metrópole para alcançar com as boas novas de Cristo, toda a macedônia.

QUANDO PARTI DA MACEDÔNIA. Em algumas porções dos seus escritos, o apóstolo Paulo se referia a cidades, em outras, portanto, ele se referia a regiões maiores, como no caso da Macedônia. A cidade de Filipos era como que um distrito menor da grande região chamada de Macedônia. Houve uma época em que a Macedônia era dividida em mais de cento e cinquenta cidades, mas já no tempo do império romano era dividida em quatro confederações, ou reino, por dinastias.

NENHUMA IGREJA COMUNICOU COMIGO. Como as igrejas passaram a ser perseguidas pelo império romano, Paulo sentiu a necessidade de implantar várias campanhas de ajuda, pelas igrejas que tinham condições para compartilhar com aquelas outras, que enfrentavam problemas de falta de alimentos e coisas básicas.

COM RESPEITO A DAR E A RECEBER. Essas campanhas implantadas por Paulo e referendadas pelos ministérios locais, se constituíam em acordos de cooperação mútua, no sentido de uma igreja suprir as necessidades urgentes umas das outras. Este era um serviço social de muita relevância, tanto para quem dava como para quem recebiam, como sendo o amor fraternal da prática.

SENÃO VÓS SOMENTE. No entanto, ao que tudo indica, somente a igreja de Filipos entendeu de princípio e contribuiu voluntariamente, com essas campanhas humanitárias feitas por Paulo, entre as igrejas por ele fundadas. Essa igreja praticou o amor fraternal, o que foi ensinado por Cristo e também pelo apóstolo dos gentios, Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...