sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:23

Colossenses 1:23 - Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

SE, NA VERDADE, PERMANECERDES FUNDADOS. Os missionários cristãos, cooperadores e amigos de Paulo haviam anunciado as boas novas do evangelho de Cristo em Colossos com todo empenho possível. Mas agora, por meio desta carta, o apóstolo dos gentios, apelava para o bom censo da igreja, a fim de que ela permanecesse firme nos ensinos anunciados pelos missionários do reino de Cristo. A colocação “se” aponta para algo opcional, e dar aos cristãos de Colossos a livre escolha em permanecer ou não como igreja de Cristo. O evangelho é democrático.

E FIRMES NA FÉ. A fé cristã é quem nos move em direção a Cristo e ao seu reino. Permanecer firme nesta fé a qual Paulo se refere é continuar dando total crédito a tudo que diz respeito aos elementos que compõe o cristianismo autêntico. A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem e a prova das coisas que se esperam (Hebreus 11:1). Permanecer firme na fé é continuar crendo na mensagem central do evangelho Cristocêntrico, tendo a certeza de que Jesus de Nazaré é o Messias de Deus.

E NÃO VOS MOVERDES DA ESPERANÇA. A vida cristã se sustenta na fé e na esperança, porque a fé e a esperança se completam. É tanto que a Escritura afirma de que a fé é a prova da esperança. Vivemos pela fé e pela esperança, uma vez que a fé cria em nós as convicções de que o evangelho é a verdade de Deus, e a esperança nos leva em direção a certeza de que tudo que o Senhor nós prometeu no evangelho vai se cumprir, principalmente o que diz respeito a salvação e a vida eterna.

DO EVANGELHO QUE TENDES OUVIDO. No caso da igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos, o evangelho de Cristo foi plenamente difundido pelos cooperadores e missionários enviados por Paulo. Por onde passavam os missionários cristãos, tinham o cuidado de pregar o evangelho aos gentios, anunciado de que Jesus de Nazaré, que foi crucificado em Israel era o Messias prometido por Deus nas Sagradas Escrituras. E que ele, como o Cristo de Deus, veio justamente implantar a nova aliança da graça.

O QUAL FOI PREGADO. O evangelho que foi pregado. Antes mesmo da vinda do Messias de Deus, este evangelho foi pregado pelos profetas messiânicos. A lei, os salmos e os profetas já falavam sobre a vinda do Emanuel. João Batista e o próprio Cristo falaram e pregaram o evangelho da graça de Deus. Os apóstolos e discípulos, principalmente o apóstolo Paulo fizeram o possível para que a mensagem do evangelho se propagasse cada vez mais, e mais longe, além das fronteiras de Israel.

A TODA CRIATURA QUE HÁ DEBAIXO DO CÉU. É mais conveniente se dizer: A todas as nações que há debaixo dos céus. Há quem diga que a obra missionária do evangelho teve início no dia de pentecostes, quando se converteram milhares de pessoas de todas as nações do mundo antigo, que retornaram aos seus países com a fé cristã e onde moravam anunciavam a salvação e vida eterna em Cristo jesus, o Messias de Deus.

E DO QUAL EU, PAULO, ESTOU FEITO MINISTRO. No entanto, a obra missionária do evangelho se consolidou e foi personificada no apóstolo Paulo. Ele que foi consagrado por Cristo como apóstolo aos gentios, e um verdadeiro missionário transcultural, levando as boas novas do evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. O apóstolo dos gentios teve uma missão muito importante em propagar o evangelho além fronteia de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...