segunda-feira, 6 de abril de 2015

Filipenses 4:8

Filipenses 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
QUANTO AO MAIS, IRMÃOS, TUDO O QUE É VERDADEIRO. Neste ponto de sua carta, o autor esboça um pouco sobre a ética cristã, especificando a forma em que o verdadeiro servo de Cristo deve ter domínio próprio sobre seus pensamentos. O mundo acusa os servos de Cristo de levarem uma lavagem cerebral, quando passam a fazer parte da igreja de Cristo. Porem, o que acontece de fato é que se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas são passadas, e eis que tudo se fez novo.

TUDO O QUE É HONESTO. Quem confessa a Cristo como Senhor e Salvador, tem a obrigação de ser um cidadão de bem, cumpridor dos seus deveres e obrigações, e além de tudo ser uma pessoa honesta. A sociedade espera e cobra dos servos de Cristo uma postura correta e um comportamento exemplar, isso porque somos representantes do reino de Deus, e como tal, devemos ser luz do mundo e sal da terra. Ser honesto é ser uma pessoa que cumpre seus deveres sociais como um bom ser humano.

TUDO O QUE É JUSTO. Ser justo, neste caso, não é ser perfeito, mas sim ser alguém que por meio das palavras e das ações pratica a justiça. Como servos de Cristo e cidadãos que vivem na luz, o cristão verdadeiro deve se esforçar o máximo para cumprir fielmente com os seus compromissos, afim de que alguém olhe para ele e diga: Eu quero ser igual a essa pessoa. No que concerne a medida social, ser justo é não fazer acepção de pessoas, mas perceber que somos todos iguais como seres humanos.

TUDO O QUE É PURO. O autor faz suas recomendações no que concerne a nossa maneira de pensar, porque todos nós sabemos que as nossas ações dependem muito de nossa imaginação e também de nossas ideias. Se nós fizermos um positivo monitoramento dos nossos pensamentos e afastarmos de nós as imaginações impuras, certamente o nosso comportamento vai ser de um bom testemunho de vida.

TUDO O QUE É AMÁVEL. O amor fraternal faz parte da lei de Cristo, porque ele ensinou que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Por isso que, o servo de Cristo tem o dever de ser uma pessoa gentil para com todos, não fazer acepção de pessoas, precisa ser uma pessoa que faz o bem a todos sem olhar a quem, deve ser alguém educado no trato e nas palavras para com o seu semelhante.

TUDO O QUE É DE BOA FAMA. Certamente o apóstolo está se referindo ao nosso bom testemunho de vida, que precisamos dar perante a sociedade e principalmente dentro da igreja de Cristo. As pessoas tem que nos ver como sendo alguém que provoca admiração perante a sociedade. Quando passarmos em um lugar, alguém tem que nos apontar como alguém que segue os passos de Cristo. Nossa boa fama tem que ser vista.

SE HÁ ALGUMA VIRTUDE E SE HÁ ALGUM LOUVOR, NISSO PENSAI. Em que devemos ocupar os nossos pensamentos e como devemos modular a nossa mente? Quem tem o Espírito de Deus tem o dever de dar bons frutos, o que se traduz por boas virtudes. Quem faz a vontade de Deus é motivado a ter uma vida exemplar como cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...