quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:19

Colossenses 1:19 - Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.
PORQUE FOI. O escritor vem destacando a proeminência de Cristo e o colocando acima de toda a criação. Até porque ele foi posto por Deus acima de todos os poderosos que há na terra, sejam tronos ou dominações. Nenhum governante por mais influente que possa ser não pode chegar nem perto de Cristo em poder e domínio. Ele está acima dos próprios anjos de Deus Hebreus 1:4 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. E ele está acima dos anjos caídos, a quem o escritor chama de potestades e principados.

DO AGRADO. Porque foi do agrado de Deus exaltar a Cristo acima de tudo e de todos. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. O Senhor como Deus justo acompanhou de perto a fidelidade de Cristo no seu ministério e missão como Messias de Deus. Deus mesmo enviou o seu Cristo e aprovou tudo que ele realizou.

DO PAI. Foi do agrado do Pai. Isto se refere à filiação de Cristo com Deus Pai. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias messiânicas classificavam o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o unigênito de Deus Pai de forma especial (João 3:16). O próprio Deus de Israel testificou de que Jesus é seu filho (Marcos 1:11). Deus como Pai de Cristo o enviou como Salvador do mundo.

QUE TODA. A obra que Cristo realizou na missão que o Pai determinou a seu respeito foi tão completa e absoluta que Deus reservou para ele todo domínio que há no céu e na terra. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. O que se pode dizer sobre Cristo em poder e domínio está de acordo com os decretos de Deus Pai. Foi o próprio Deus Criador quem revestiu ao seu Filho Jesus de autoridade, pois ele merecer isto.

PLENITUDE. Deus mesmo quem encheu o seu Cristo de plenitude. Colossenses 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Revestido deste poder o próprio Jesus falou: Mateus 28:18 – Todo pode me foi dado no céu e na terra. O que se pode dizer sobre poder supremo ele estar concentrado no Cristo ressurreto. O que se pode dizer sobre autoridade pode-se atribuir ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus de Nazaré. Deus o constituiu como o Todo-poderoso.

NELE HABITASSE. Isto nos fala da concentração de plenitude na pessoa bendita de Cristo Jesus. Deus o exaltou de tal autoridade que nele habita o governo de todas as coisas que há nos céus e na terra. Quando a Escritura nos mostra Cristo assentado a destra de Deus nas maiores alturas, isso fala do quanto ele foi honrado pelo próprio Deus, acima de tudo e de todos. Até mesmo acima dos seres celestiais mais elevados, Como Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins. Cristo ocupa a posição mais elevada a destra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...