quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:1

Colossenses 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo.
PAULO. O nome original do Apóstolo Paulo era Saulo; no judaico Saulo, em hebreu Shaul (Saul) e no grego Saulus. O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 d.C. na cidade de Tarso da Cilícia . Por isso era e é chamado Paulo ou Saulo de Tarso. Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. Ele era da tribo de Benjamim e foi criado de conformidade com as tradições judaicas.

APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

DE JESUS CRISTO. Paulo se considerava um apóstolo chamado diretamente por Jesus Cristo. Era um pregador itinerante, que não foi totalmente apoiado pelo ministério apostólico da igreja primitiva de Jerusalém. Conforme o livro de Atos foi o maior missionário de sua época e importante fundador de comunidades cristãs por onde passava. Por ser um autêntico apóstolo de Cristo, dedicou toda a sua vida ao trabalho de divulgar as boas novas do seu Mestre e Salvador Jesus Cristo. Gastou o resto de sua vida por Cristo. O Senhor Jesus aprovou o ministério apostólico de Paulo e deu provas cabais disto.

PELA VONTADE DE DEUS. Se não foi da vontade do grupo apostólico de Jerusalém, nomear Paulo como apóstolo de Cristo, no entanto, foi da vontade de Deus que ele fosse classificado e confirmado pela história do cristianismo como apóstolo do Cristo de Deus. Foi o Senhor quem o chamou e o capacitou para cumprir uma missão tão importante ou mais importante quanto aos demais apóstolos. O chamado de Paulo como apóstolo de Cristo não dependia de nenhuma organização religiosa porque foi direta de Cristo.

E O IRMÃO. Na realidade, Timóteo era um auxiliar de Paulo em suas atividades evangelísticas e em alguns trabalhos missionários. E Paulo nesta época era o grande apóstolo de Jesus Cristo servindo as igrejas em muitas partes do mundo de sua época. Mas nem por isso, Paulo se considerava superior ao seu auxiliar, quando o tratou de “irmão”. Muitos dos líderes religiosos dos dias atuais precisam descer do pedestal da arrogância e reconhecer que todos que fazem parte da igreja de Cristo são iguais entre si, porque são irmãos uns dos outros.

TIMÓTEO. Há quem diga que, os dois estivessem juntos escrevendo está carta, em que Paulo citava o seu conteúdo e Timóteo era o seu amanuense, que escrevia aquilo que Paulo falava. O nome Timóteo significa “Honrado por Deus ou aquele que honra a Deus”. Foi líder da Igreja de Éfeso (1 Timóteo 1:3). Ele era muito amigo de Paulo e também seu filho na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...