domingo, 26 de abril de 2015

Colossenses 2:8


Colossenses 2:8 - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.
TENDE CUIDADO. Este texto é uma refutação diretiva a todos aqueles que se infiltravam no meio dos cristãos com seus enganos para tentarem confundir a fé dos seguidores de Cristo e tentarem barrar o crescimento do cristianismo na terra. O apóstolo chama a atenção dos irmãos de Colossos para que estes tivessem o máximo de cuidado com os opositores do evangelho de Cristo porque eles representam uma ameaça para a existência da igreja em todo o mundo. Eles são por demais perigosos.

PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA. A intenção dos inimigos do cristianismo era justamente cauterizar a mente dos seguidores de Cristo e os tornarem presas fáceis de suas artimanhas maléficas, que tinham como finalidades escravizarem os menos maduros na fé cristã. As armadilhas dos opositores do evangelho eram vista por Paulo, como gaiolas ou arapucas armadas e prontas para capturarem os indecisos das convicções cristãs. Depois de caírem na lábia dos hereges se tornavam escravos deles.

POR MEIO DE FILOSOFIAS. Neste ponto, o apóstolo se refere aos falsos mestres gnósticos que cheios de suas filosofias religiosas e místicas tentavam transtornar o evangelho de Cristo. Eles misturavam a religião com as ciências para por meio de suas filosofias sufistas e artificias prenderem a mente dos cristãos inseguros de suas convicções cristãs. Por meio da falácia buscavam cauterizar a mente dos cristãos para que não crescem nas verdades sobre Cristo e sobre a nova dispensação da graça.

E VÃS SUTILEZAS. Essa frase se refere à forma em como os inimigos do cristianismo se utilizavam para tentarem barrar o desenvolvimento da nova religião de Cristo no mundo. O engano era o ponto forte dos hereges para alcançarem os seus objetivos em prejudicar o crescimento da igreja. E a mentira fazia parte de seus discursos no sentido criarem confusão e contenda entre os membros das igrejas e os líderes locais das mesmas. As ideologias defendidas pelos hereges eram vãs e sem utilidade nenhuma.

SEGUNDO AS TRADIÇÕES DOS HOMENS. As heresias pregadas pelos opositores da igreja não eram baseadas na palavra de Deus nem nas revelações do Espírito Santo, mas eram conforme as tradições dos homens. Portanto, simplesmente humanas.

SEGUNDO OS RUDIMENTOS DO MUNDO. As filosofias e vãs sutilezas destes homens carnais se baseavam nos costumes, nas tradições, nas lendas e mitos culturais dos seres humanos materialistas, que não seguiam a vontade de Deus, mas sim, os rudimentos do mundo.

E NÃO SEGUNDO CRISTO. As filosofias, as ciências e as ideologias defendidas e ensinadas pelos hereges e inimigos do cristianismo, não tinham nada a ver com Cristo, nem com o evangelho das boas novas, nem com a nova aliança da dispensação da graça de Deus. Pelo contrário, os hereges eram inimigos de Cristo e da verdade da palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...