terça-feira, 28 de abril de 2015

Colossenses 2:11

Colossenses 2:11 - No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo.
NO QUAL. O autor se refere a Cristo Jesus, aquele que era o Messias de Deus prometido conforme as profecias messiânicas do Velho Testamento, o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco. O Verbo que se fez carne e habitou entre os homens, como sendo Jesus de Nazaré, o Filho de Deus que também é o Filho do homem. O Cristo que em sua missão redentora se fez o único Salvador da humanidade e único Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. Nele em quem habita toda a plenitude da divindade e que está acima de todo poder ou potestade, porque é Senhor. A quem pertence todo poder no céu e na terra, e que tem domínio sobre tudo e sobre todos.

TAMBÉM ESTAIS CIRCUNCIDADO. Certamente o apóstolo neste ponto de sua carta está combatendo as ideologias legalistas dos judaizantes que também estava chegando na igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos, assim como antes ele fez ataques fortes contra os falsos mestres gnósticos. Os defensores da legislação mosaica que se infiltravam no seio da igreja primitiva defendiam de que mesmo se convertendo ao cristianismo, os seguidores da nova religião precisavam ser circuncidados assim como os seguidores do judaísmo para ganharem a salvação.

COM A CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO. A circuncisão do cristão verdadeiro é muito diferente da circuncisão compactuada com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. A circuncisão feita pelos líderes religiosos do judaísmo era realizada nos homens, tipo uma pequena cirurgia no prepúcio do órgão genital do menino. A circuncisão do cristão é feita e realizada pelo Espírito de Deus no homem interior, como marca de uma mudança de vida moral e ética, o transformando em uma nova criatura em Cristo Jesus. É a isso que o evangelho chama de novo nascimento pela regeneração.

NO DESPOJO DO CORPO. A circuncisão exigida no judaísmo era uma pequena cirurgia em apenas um pequeno órgão do corpo do menino que era circuncidado e que a partir de então passava a ter o sinal de que pertencia a família de Abraão, Isaque e Jacó. Mas a Circuncisão feita pelo Espírito de Deus atinge todo o corpo do seguidor de Cristo, porque ele leva consigo as marcas do Mestre, Jesus de Nazaré. E o sinal é a autonegação dos desejos carnais e das concupiscências humanas. A circuncisão judaica submetia a lei de Moisés, a circuncisão cristã submete a lei do Espírito de Deus (Romanos 8:2).

DOS PECADOS DA CARNE. A circuncisão do judaísmo era uma marca exterior, que sinalizava de que aquela pessoa era um legalista Judeu. A circuncisão de Cristo é a marca da alma em que o seguidor de Cristo não está sujeito aos pecados da carne.

A CIRCUNCISÃO DE CRISTO. A circuncisão de Cristo no homem é a regeneração que o Espírito Santo produz no homem interior, dando ao mais vil pecador à oportunidade ser transformado em uma nova criatura, mediante o novo nascimento. A circuncisão de Cristo não é um sinal na carne, mas sim, santificação que implica em mudança radical do modo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...