sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:21


Colossenses 1:21 - A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.
A VÓS TAMBÉM. Esta é uma palavra dirigida aos gentios e as demais nações do mundo, que diferente de Israel, viviam alienados de Deus. Desde a queda da raça humana até a vinda do Messias, que dentre todas as demais nações do mundo somente Israel assumiu compromisso nacional com o Deus Criador. Os demais povos, chamados gentios e considerados por Israel pagãos, não buscaram aliança com o Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra. Os leitores de Paulo eram gentios e o apóstolo assumiu uma missão importante de levar o evangelho aos gentios.

QUE NOUTRO TEMPO. Paulo se reporta nesta frase ao tempo da velha dispensação ou o período que antecede a vinda do Messias de Deus ao planeta terra. Desde que os nossos primeiros pais, Adão e Eva se desviaram da vontade de Deus, que a síndrome da rebelião entrou na natureza humana para dar as costas ao Criador. Nem mesmo Israel que teve momentos de fidelidade ao seu Deus, se manteve unânime em obedecer à aliança feita com o Senhor. Quanto mais as demais nações.

ÉREIS ESTRANHOS. Desde o princípio que as demais nações do mundo, fora Israel, se mantiveram pelo sentimento de apostasia contra o Criador. O paganismo se espalhou mundo afora como uma erva daninha que não tem controle. E o que é o paganismo? Biblicamente falando diz respeito à alienação dos seres humanos contra o Deus Criador de todas as coisas. Onde as pessoas vivem a religião natural, como fruto das ideólogas dos místicos que se intitulam de chefes religiosos que levam as pessoas simples a errarem, por seguires tradições e não a palavra de Deus.

E INIMIGOS NO ENTENDIMENTO. Isto fala do sentimento de apostasia consciente e voluntária dos que vivem distantes do Criador. Os povos mais antigos a quem as Escrituras chamam de bárbaros em termos de conhecimento de Deus, eram dominados pela incredulidade, no tocante ao Deus dos céus. Olhando para o conjunto inteiro das coisas criadas percebe-se que há um grande arquiteto e Criador de todas estas coisas que existem. Mas a rebelião cega o entendimento dos incrédulos.

PELAS VOSSAS OBRAS MÁS. O ser humano depois da queda, desde o Jardim do Éden, que se tornou má em sua natureza e personalidade. Isso porque passou a receber instruções e influencias do maligno. O relato bíblico que trada da queda da raça humana salienta a influencia negativa do império das trevas em afastar o homem do bem e de Deus. E a história da humanidade “sem Deus” demonstra essa realidade. Onde as pessoas que vivem distantes de Deus são possuídas pelo mal e as trevas.

AGORA CONTUDO VOS RECONCILIOU. Este “agora” se refere à intervenção benéfica que o Messias veio trazer para a vida de todos aqueles que ele comprou e redimiu com o seu sacrifício expiatório. Este “agora” trata realmente de um novo tempo chamado, nova dispensação, ou dispensação da graça. Por meio do seu Cristo, Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo. Porque Cristo com o seu sacrifício expiatório produziu a paz entre Deus e os homens. Antes da queda o homem tinha comunhão com Deus, depois veio à inimizade. Porem Cristo restabeleceu a paz pela reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...