DESDE TODOS OS SÉCULOS, E EM TODAS AS GERAÇÕES. Apesar de que desde o tempo da queda da raça humana, havia a promessa de restauração do homem como um todo. Mas, jamais se esperava que a nova aliança de Deus por meio de Cristo fosse tão abrangente quanto o foi. A grandeza e a amplitude desde mistério de Deus por meio do seu Cristo foi tão vasta, que os Judeus não perceberam que o Messias estava com eles e entre eles. As profecias estavam expostas, mas o mistério só foi revelado na plenitude do tempo de Deus, que foi a inauguração da graça salvadora, por meio de uma nova aliança.
E QUE AGORA FOI MANIFESTO AOS SANTOS. A manifestação deste mistério aos santos, podemos conjecturar que deve ser tudo que diz respeito à igreja de Cristo. Israel esperava que um novo tempo de restauração seria para a nação, e para os filhos de Abraão, como foi a antiga aliança, e jamais para as demais nações do mundo, o que eles chamavam de gentios. Portanto, os Israelitas nem aceitaram que Jesus de Nazaré fosse o Messias, e isto até os dias de hoje, como também não acreditam que a igreja fizesse parte deste novo pacto com o Deus Criador.
AOS QUAIS DEUS QUIS FAZER CONHECER. Tanto o coração quanto o entendimento do povo de Israel estavam embotados para não reconhecerem em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido em todas as profecias messiânicas. Porem, com a rejeição do Cristo de Deus por parte de Israel, a porta da graça de Deus se abril completamente para os gentios. E desde a morte de Jesus de Nazaré em prol da humanidade, que gente de todas as nações do mundo, tem sido chamado para o reino de Cristo. A quem Deus tem se feito conhecer, pela revelação do mistério.
QUAIS SÃO AS RIQUEZAS. A antiga aliança de Deus com Israel estava realmente carregada de promessas de benção para os filhos de Abraão. Desde que eles cumprissem os mandamentos e os estatutos da legislação mosaica. A nova aliança não é diferente no tocante a multiplicidade de promessas feitas por Deus a todos que receberem a Cristo como Senhor e Salvador. Riquezas muito maiores ainda estão guardadas para a igreja de Cristo, riquezas estas que são as heranças eternas.
DA GLÓRIA DESTE MINISTÉRIO ENTRE OS GENTIOS, QUE É CRISTO EM VÓS, ESPERANÇA DA GLÓRIA. Cristo em vós, diz respeito a Cristo e a igreja, composta pelos gentios de todas as nações do mundo. E esta glória de Cristo é a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício. Onde toda a esperança da igreja está posta em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.