sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:26-27


Colossenses 1:26-27 - O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos. Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.
O MISTÉRIO QUE ESTEVE OCULTO. Este mistério ao qual Paulo se refere, diz respeito à nova dispensação de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus. Como também as boas novas do evangelho de Cristo trazendo esperança para todas as nações do mundo. Israel esperava o Messias, mas diferente do que tudo que aconteceu, por meio de Jesus de Nazaré. Os Judeus aguardavam um Messias nacionalista assim como fora a lei de Moisés. Um Messias exclusivo para Israel o povo de Deus. E o Messias veio para Israel, mas eles não o receberam (João 1:11).

DESDE TODOS OS SÉCULOS, E EM TODAS AS GERAÇÕES. Apesar de que desde o tempo da queda da raça humana, havia a promessa de restauração do homem como um todo. Mas, jamais se esperava que a nova aliança de Deus por meio de Cristo fosse tão abrangente quanto o foi. A grandeza e a amplitude desde mistério de Deus por meio do seu Cristo foi tão vasta, que os Judeus não perceberam que o Messias estava com eles e entre eles. As profecias estavam expostas, mas o mistério só foi revelado na plenitude do tempo de Deus, que foi a inauguração da graça salvadora, por meio de uma nova aliança.

E QUE AGORA FOI MANIFESTO AOS SANTOS. A manifestação deste mistério aos santos, podemos conjecturar que deve ser tudo que diz respeito à igreja de Cristo. Israel esperava que um novo tempo de restauração seria para a nação, e para os filhos de Abraão, como foi a antiga aliança, e jamais para as demais nações do mundo, o que eles chamavam de gentios. Portanto, os Israelitas nem aceitaram que Jesus de Nazaré fosse o Messias, e isto até os dias de hoje, como também não acreditam que a igreja fizesse parte deste novo pacto com o Deus Criador.

AOS QUAIS DEUS QUIS FAZER CONHECER. Tanto o coração quanto o entendimento do povo de Israel estavam embotados para não reconhecerem em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido em todas as profecias messiânicas. Porem, com a rejeição do Cristo de Deus por parte de Israel, a porta da graça de Deus se abril completamente para os gentios. E desde a morte de Jesus de Nazaré em prol da humanidade, que gente de todas as nações do mundo, tem sido chamado para o reino de Cristo. A quem Deus tem se feito conhecer, pela revelação do mistério.

QUAIS SÃO AS RIQUEZAS. A antiga aliança de Deus com Israel estava realmente carregada de promessas de benção para os filhos de Abraão. Desde que eles cumprissem os mandamentos e os estatutos da legislação mosaica. A nova aliança não é diferente no tocante a multiplicidade de promessas feitas por Deus a todos que receberem a Cristo como Senhor e Salvador. Riquezas muito maiores ainda estão guardadas para a igreja de Cristo, riquezas estas que são as heranças eternas.

DA GLÓRIA DESTE MINISTÉRIO ENTRE OS GENTIOS, QUE É CRISTO EM VÓS, ESPERANÇA DA GLÓRIA. Cristo em vós, diz respeito a Cristo e a igreja, composta pelos gentios de todas as nações do mundo. E esta glória de Cristo é a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício. Onde toda a esperança da igreja está posta em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...