quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:9

Colossenses 1:9 - Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.
POR ESTA RAZÃO, NÓS TAMBÉM. Com a supervisão de Paulo na igreja de Colossos era Epafras quem ficava responsável da administração eclesiástica da comunidade cristã ali existente. Ele que foi consagrado, certamente por Paulo, como ministro de Cristo. Com o reconhecimento é clara da igreja local, que vinha aprendendo muito com os ensinos transmitidos pelo líder daquela igreja. O próprio Epafras que foi bem instruído pelo apóstolo dos gentios nas coisas concernentes ao reino de Deus e de Cristo Jesus.

DESDE O DIA EM QUE O OUVIMOS. Epafras tendo conhecimento de que Paulo estava preso se articulou com a igreja de Colossos para de imediato ir visita-lo, até porque ele era muito devedor ao apóstolo. E tendo chegado onde Paulo estava, (não se sabe onde, se em Éfeso ou em Roma), tratou de lhe manter informado do estado em que se encontrava a igreja de Cristo em Colossos, que pelo contexto, estava bem. Há quem diga que Paulo mandou chama-lo para ajudá-lo por uns dias ali na prisão.

NÃO CESSAMOS DE ORAR POR VÓS. Mas uma vez o apóstolo destaca o fato de que estava orando por aquela igreja, com isso, desperta a curiosidade de que ela estivesse enfrentando algum tipo de perseguição. Como ele estava encarcerado, agora lhe sobrava tempo para orar em prol dos seguidores de Cristo Jesus. Como também é um indicativo de que ele era um homem de oração. E ele não estava só nesta campanha de oração, mas agora contava com a companhia de Epafras.

E DE PEDIR QUE SEJAIS CHEIOS DO CONHECIMENTO. Na oração sem cessar que Paulo e Epafras estavam realizando pela igreja de Cristo em Colossos era para que o Senhor enchesse de conhecimento os cristãos daquele lugar para combaterem as teorias heréticas do gnosticismo que começava a minar as igrejas cristãs daquela época. Quem examina criteriosamente as epístolas de Paulo, sabe que uma boa parte delas foram escritas para combater os falsos ensinos do gnosticismo dentro das igrejas.

DA SUA VONTADE. No entanto, cheios do conhecimento da vontade de Deus, os cristãos de Colossos não seriam presas fáceis dos ensinos heréticos dos que semeavam as ideias gnósticas. A dificuldade é que neste tempo, não havia uma bíblia, como temos hoje, com isso os seguidores de Cristo contavam com parte dos escritos do Novo Testamento e acima de tudo com a revelação da vontade de Deus.

EM TODA SABEDORIA E INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL. Os que defendiam as ideias gnósticas, de alguma maneira, faziam parte das igrejas cristãs, mesmo que fossem falsos cristãos. Mas, eram pessoas que distorciam as verdades do evangelho, o que Paulo chama em Gálatas de “outro evangelho”. Todavia, se os remidos de Cristo estivessem cheios do conhecimento de Deus, da sabedoria que vem do alto e da inteligência espiritual, não seriam enganados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...