sexta-feira, 3 de abril de 2015

Filipenses 4:3

Filipenses 4:3 - E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
E PEÇO-TE TAMBÉM A TI. O apóstolo poderia usar da sua autoridade apostólica e como fundador daquela igreja para mandar, em vez de pedir. No entanto, era uma das suas virtudes, no que concerne ao tratamento com a igreja e com seus companheiros de ministério, usar de humildade e simplicidade. O pedido do autor era em favor de pessoas que lhe eram muito amadas e que o havia ajudado e apoiado quando ainda se encontrava em Filipos ou em suas viagens missionárias naquela cidade. A solicitação do apóstolo era diretiva ao líder local daquela igreja, “a ti”.

MEU VERDADEIRO COMPANHEIRO. São várias as conjecturas a respeito de quem seria o líder local, daquela igreja para quem o autor se dirigia. Há quem diga que seria o Dr. Lucas, o médico amado, que também foi o autor dos livros Atos-Lucas. Como também se ventila sobre o nome de Timóteo, de Silas ou outro líder local do qual não é mencionado seu nome nesta carta. O mais provável é que fosse o próprio portador desta carta, Epafrodito, que esteve visitando o apóstolo em Roma, mas que já estava de volta ao seu campo de trabalho, que era a igreja de Cristo em Filipos.

QUE AJUDES ESSAS MULHERES. O teor da solicitação do apóstolo era de que, o seu companheiro de ministério ajudasse a Evódia e a Síntique, nomes mencionados no texto anterior. Pela tradição cristã e o significado do seu próprio nome, Evódia ajudou a Paulo quando este esteve em trabalhos de fundação da igreja de Cristo em Filipos, certamente hospedando em sua casa o missionário dos gentios. Já Síntique era uma filha na fé do apóstolo que teve uma chance feliz de se converter ao cristianismo, e agora servir a Cristo e ao seu reino. Ato de gratidão por parte de Paulo.

QUE TRABALHARAM COMIGO NO EVANGELHO. Por meio desta expressão é que se tem defendido a tese de que, essas duas mulheres eram diaconisas da igreja de Cristo em Filipos, e que serviam ao apostolo quando ele esteve naquela cidade, como também ao ministério local e a toda a igreja. Elas ajudaram ao apóstolo em suas campanhas evangelísticas, quando do início dos trabalhos naquela cidade. É provável que essas mulheres fossem pessoas importantes da sociedade dos filipenses, e com isso tivessem sido muito úteis aos trabalhos evangelísticos, realizados por Paulo na cidade de Filipos.

E CLEMENTE, COM OS OUTROS COOPERADORES. Tanto as duas mulheres mencionadas anteriormente, quanto esse Clemente eram dignos de serem ajudados pelo líder local da igreja de Cristo em Filipos, como também outros cooperadores. Como as atividades missionárias de Paulo se tornaram intensas, bem como os as igrejas por ele fundadas se multiplicaram, seus cooperadores e companheiros de ministério, também eram muitos.

CUJOS NOMES ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA. Essa é uma frese que representa a dignidade de alguém para a salvação e a vida eterna. Este livro da vida é mencionado no Apocalipse, falando dos que serão salvos em Cristo Jesus, o Salvador. Ter o nome escrito no livro da vida é ter a certeza de que quando Jesus voltar terá a participação no arrebatamento da igreja, juntamente com todos os remidos de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...