quarta-feira, 29 de abril de 2015

Colossenses 2:13

Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas.
E QUANDO VÓS. O autor se refere ao tempo pregresso da vida dos seguidores de Cristo na cidade de Colossos de quando eles ainda não haviam se convertido pelo evangelho das boas novas de Cristo para a nova vida, conforme a nova dispensação da graça de Deus em Cristo Jesus. Também pode ser que o apóstolo esteja se reportando ao tempo em que os gentios ainda não possuíam a possibilidade de salvação, porque antes da vinda do Messias, as promessas e os pactos eram com Israel.

ESTÁVEIS MORTOS. Vivos na carne, porem mortos em espírito, conforme as promessas de vida e vida com abundancia. Antes de se converterem ao cristianismo pelo poder libertador do evangelho de Cristo, todos os irmãos que faziam parte da igreja do Senhor Jesus em Colossos, não passavam de cadáveres ambulantes e perambulantes, porque estavam vivos no corpo orgânico, porem, a alma e o espírito estavam mortos diante de Deus. E essa é a realidade de quem não vive para Cristo.

NOS PECADOS. O pecado daqueles que não são guiados pelo Espírito de Deus é que mata a alma e o espírito dos incrédulos. Quem vive para as concupiscências da carne e para a soberba da vida, mesmo vivo no corpo físico, mas está morto na alma e no espírito, porque estão separados do Deus da vida. Mas, quem vive para Cristo e com Cristo, tem em si mesmo a vida plena, porque o pecado já não tem efeito nem poder sobre a sua vida. A morte dos homens sem Deus vem pelos efeitos dos seus pecados.

E NA INCIRCUNCISÃO DA VOSSA CARNE. O pacto da circuncisão foi feito com Abraão, Isaque e Jacó e os seus descendentes depois deles. Conforme a aliança, todo menino do sexo masculino deveria ser circuncidado ao oitavo dia, como acordo de que deveria guardar os mandamentos, estatutos e juízos da legislação mosaica. Os gentios não tinham direito a fazer parte deste pacto, mas somente todo o Israel.

VOS VIVIFICOU. Todos aqueles que faziam parte do corpo de Cristo, ou seja, da igreja de Cristo na cidade de Colossos, e que se converteram dos seus maus caminhos para servirem a Cristo e ao seu reino, foram vivificados em Cristo. Assim como Cristo morreu pelos nossos pecados, mas, ressuscitou de entre os mortos, da mesma forma, os irmãos que estavam em Cristo, também foram ressuscitados pela regeneração.

JUNTAMENTE COM ELE. A morte vicária de Cristo Jesus, o Salvador do mundo, e a sua ressurreição de entre os mortos teve efeito vivificador para toda a sua igreja. O autor desta carta assegura aos seus leitores, que eles podiam ter esperança de vida eterna.

PERDOANDO-VOS TODAS AS OFENSAS. O resultado da redenção feita com sucesso pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, foi justamente o perdão das ofensas praticadas por todos aqueles que se convertem ao reino de Cristo. Disto é que podemos ter certeza da nossa justificação perante a justiça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...