domingo, 5 de abril de 2015

Filipenses 4:7

Filipenses 4:7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
E A PAZ. O Deus Criador de todas as coisas, inclusive dos homens, sempre buscou ter esta paz com as suas criaturas. Quando o Senhor criou o homem sobre a face da terra e da terra, todos os dias ele vinha ao encontro de Adão e Eva para estabelecer com eles esta paz. Essa paz entre Deus e os homens é traduzida como sendo a harmonia de convivência e de comunhão, onde o homem cumpre o seu papel para o qual foi criado, que é amar a Deus sobre todas as coisas, adorá-lo na beleza de sua santidade e servi-lo com alegria e sinceridade de coração e de alma.

DE DEUS. Um estudo detalhado deste assunto, no que tange ao relacionamento do homem para com Deus, em toda a extensão das Sagradas Escrituras, se percebe que o ser humano falhou da sua parte, nas alianças com o seu Criador, isso pode ser visto no Jardim do Éden, nos pactos pós-diluviano e na aliança com Israel. Todavia, na nova aliança ou nova dispensação, Deus estabeleceu de forma incondicional a paz com os homens, por meio da reconciliação realizada com sucesso por Cristo Jesus.

QUE EXCEDE. Esta paz de Deus com a humanidade vai além do entendimento dos seres humanos, e é algo que a inteligência meramente carnal, adquirida nas escolas e nas universidades não pode compreender. Até mesmo grande parte do povo de Deus, não tem total compreensão da magnitude e dos efeitos positivos desta reconciliação, feita por Deus em Cristo com o mundo. Somente os iluminados pelo Espírito de Deus, tem o privilégio de compreenderem a excelência desta amizade de Deus com os homens.

TODO ENTENDIMENTO. Os homens mais intelectuais do mundo, não tem a capacidade por si só de entrar neste mistério do reino de Deus. Os cientistas por mais renomados e reconhecidos que possam ser, não gozam do privilégio de entenderem a grandeza do resultados benéficos, que esta paz de Deus com os homens pode trazer para a humanidade. Não fora os efeitos positivos desta paz de Deus com os homens, nem terra, nem cosmo havia mais, porque tudo já havia sido destruído.

GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES. O autor procurava tranquilizar os corações dos irmãos, que faziam parte da igreja de Cristo em Filipos, lhes assegurando de que, coisas melhores lhes aguardavam na vida futura, isso pela paz que eles desfrutavam com Deus, pela aliança de fidelidade com Cristo que eles haviam estabelecido. Apesar das perseguições que os cristãos de Filipos estavam enfrentando, eles podiam ficar tranquilos e sossegados de que, todas quantas promessas de Deus para eles seriam cumpridas.

E OS VOSSOS SENTIMENTOS. Nada de tristeza, por conta das tribulações que eles vinham sofrendo por servirem a Cristo. Nada de angústia pelo fato de estarem passando por tantas aflições, porque podiam ter a certeza de que seriam recompensados, por serem afligidos pelo reino dos céus. A salvação era o resultado.

EM CRISTO JESUS. A paz de Deus que guarda os corações e os sentimentos dos remidos foi estabelecida em Cristo. O Messias de Deus em sua missão redentora produziu eficazmente a reconciliação entre Deus e os homens, trazendo a paz. Isso foi possível, Pela propiciação que Cristo fez em lugar dos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...