sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 2:3-4


Colossenses 2:3-4 - Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
EM QUEM ESTÃO ESCONDIDOS. Esta frase é a continuidade do texto anterior, que vem falando sobre Deus Pai e Jesus Cristo, em quem estão escondidas a plenitude da inteligência e do conhecimento. O ser humano por mais desenvolvido que seja em seus conhecimentos e nas ciências, porem, tem suas limitações e chega o seu fim, quando parte desta vida para a outra. Todavia, o nosso Deus em Cristo Jesus é em essência a inteligência em plenitude, em quem há conhecimento absoluto de todas as coisas, e isso sem limites de quantidade nem de tempo, porque são eternos em tudo.

TODOS OS TESOUROS DA SABEDORIA. Basta uma olhada com honestidade e fé nas coisas criadas para se chegar à conclusão de que em Deus e por Cristo, estão inclusos todo o acúmulo da sabedoria e da ciência. Este grande universo com seus sistemas e subsistemas bem desenvolvidos e complexos, demonstram a infinidade da sabedoria do Criador de todas as coisas, que com inteligência incomparável administra todos os eventos importantes ou não do cosmo. O ser humano feito à imagem e semelhança do seu Criador, que é Deus, com sua tricotomia, e com seu organismo diversificado em composição, já é um vislumbre da sabedoria ilimitada do Deus Criador.

E DA CIÊNCIA. Nenhum ser humano é dotado de plenos conhecimentos de todas as ciências existentes no universo, porque sua vida é curta e sua memória é falha, e com suas limitações jamais chega ao conhecimento absoluto de todas as coisas. Já em Deus está o conhecimento de todas as coisas, uma vez que ele é Onisciente, ou seja, ele tem pleno conhecimento de todas as ciências e de todos os eventos da humanidade, da terra e de todo o cosmo, sejam eles significativos ou não. Pela sua Onipresença e eternidade o Senhor sabe de todos os fatos que já aconteceram e até mesmo dos que ainda hão de acontecerem, no presente e no futuro.

E DIGO ISTO, PARA QUE NINGUÉM. Este “ninguém” a que se refere o autor tem um tom de crítica direta aos opositores do evangelho das boas novas de Cristo. Os judaizantes buscavam por meio da legislação de Moisés e dos escritos mais antigos, desdenharem da simplicidade do evangelho, já os falsos mestres gnósticos por meio de suas filosofias sufistas e das ciências, tentavam confundir os cristãos, procurando transtornar o evangelho da verdade, defendendo de que o Cristo era apenas mais uma das emanações angelicais, como intermediário entre Deus e os homens.

VOS ENGANE. A preocupação do apóstolo com a igreja de Colossos e por consequente a de Laodicéia, onde também devia ser lida esta carta, e porque não dizer com a igreja de Cristo em todo o mundo e em todos os tempos, era de que os Judaizantes, os falsos mestres gnósticos e líderes das demais religiões do mundo viessem a enganar os seguidores de Cristo, e isso por meio da lei, das filosofias e das heresias.

COM PALAVRAS PERSUASIVAS. O autor faz um ataque direto aos inimigos do cristianismo ao afirmar de que eles se utilizavam da mentira para tentarem prejudicar o bom andamento da obra de Deus na terra. Essas palavras persuasivas descrevem sobre a maneira sarcásticas e astutas pelas quais os opositores de Cristo se dirigiam aos cristãos para lhes enganar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...