sábado, 18 de abril de 2015

Filipenses 4:14

Filipenses 4:14 - Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
TODAVIA. Nos textos anteriores o apóstolo vinha escrevendo sobre sua autossuficiência nas coisas concernente a sua vida pessoal e ministerial, sem dar valor às coisas materiais e sim dando prioridade as cosias espirituais. e por fim, ele destaca seu contentamento em toda e qualquer situação que porventura a vida possa lhe proporcionar, e isso baseado na sua confiança de que em Cristo ele podia qualquer coisa, porque o Senhor já havia lhe dado provas de sua generosidade para com ele. Todavia, para não ser mal agradecido, ele reconhece os favores dos filipenses.

FIZESTES. A igreja de Cristo que estava na cidade de Filipos, mesmo conhecendo e sabendo que Paulo não aceitava ser sustentado por quem quer que seja financeiramente, ela toma uma atitude altruísta em deliberadamente entrar em ação em prol do apóstolo, que quando pôde também deu tudo de si mesmo em prol daquela comunidade cristã, como seu fundador. Os irmãos de Filipos fizeram uma campanha entre si para arrecadar fundos para enviarem esta ajuda financeira a Paulo, que por se encontrar preso, não podia trabalhar para seu próprio sustento.

BEM. O resultado desta campanha de ajuda financeira que a igreja de Filipos idealizou em prol de Paulo foi o bem que isso lhe ocasionou. Era mais que justo, que neste momento do ministério de Paulo, em que ele não podia trabalhar com as próprias mãos para auto se sustentar, que os seus filhos na fé, lhe fornecessem uma mão amiga, a fim de que, as atividades comissionadas por seus amigos não parassem. Paulo não podia viajar para dar assistência às igrejas, mas podia enviar seus auxiliares.

EM TOMAR. A igreja de Filipos se sentia na obrigação de estender uma mão amiga para o apóstolo no momento em que ele mais precisava. Enquanto pôde trabalhar, Paulo assim o fez para se manter, mas neste momento era um prisioneiro do império romano, portanto, se encontrava impossibilitado de exercer sua profissão de construtor de tendas. Todavia, ele não estava só nesta batalha e luta, porque os cristãos de Filipos reconheciam de que poderiam participar das aflições do apóstolo.

PARTE. A ajuda financeira advinda da igreja de Cristo que estava na cidade de Filipos não resolvia todos os problemas que o apóstolo estava enfrentando, porque as dificuldades não eram apenas financeiras, mas envolviam outras áreas, bem como o caso de conflitos interiores, como o cuidado das igrejas por ele fundadas. As doações feitas pelos irmãos de Filipos resolviam parte das angustias de Paulo, porque supria suas necessidades econômicas de momento, e o autor reconhece o feito de todos eles.

NA MINHA. O autor reconhece de que, os problemas eram dele e não dos irmãos de Filipos, e que, portanto, eles não tinham culpa por tudo que ele estava passando. Talvez essa seja uma forma do apóstolo aliviar as preocupações da igreja de Cristo naquele lugar, chamando para si a responsabilidade das dificuldades que eram dele.

AFLIÇÃO. O apóstolo resume suas grandes dificuldades, em uma palavra mais simples, que também tem o sentido de tribulação. A prisão do autor concorreu gradativamente para o acúmulo de suas muitas angústias por não poder cumprir sua missão, em continuar visitado as igrejas por ele fundadas e evangelizando novos campos missionários, o que o apóstolo dos gentios amava fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...