sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:20

Colossenses 1:20 - E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
E QUE, HAVENDO POR ELE. Um pouco antes, no versículo 14 o escritor aborda o tema da redenção feita por Cristo e da remição dos pecados pelo seu sacrifício. Porque sem Cristo podemos dizer que estava tudo perdido. Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Mas graças a Deus que por Cristo, o Senhor interveio para nos justificar diante de si mesmo. Porque pela justiça feita por Cristo, muitos serão justificados. Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Tudo por Cristo e para Cristo.

FEITO A PAZ. O Messias veio ao mundo para fazer a paz entre Deus e a humanidade. Esta paz não seria possível se não fora a obra de redenção feita pelo Filho de Deus. Descrevendo em linguagem humana diríamos que Deus não suportava mais a iniquidade da humanidade e para não tomar uma atitude radical de destruição pela sua ira, Deus enviou o Emanuel, Deus conosco para estabelecer a paz e apaziguar o seu furor. Portanto, o Messias se manifestou no momento certo para celebrar a verdadeira paz entre o Criador e as criaturas. Esta paz estabelecida por Cristo é mais que eficiente.

PELO SANGUE DA CRUZ. A tradução mais clara seria: Pelo sacrifício da cruz. Porque na realidade foi dando a sua vida que ele resgatou para si mesmo os redimidos pelo seu sangue e comprou para si mesmo os salvos. O evangelho declara que o Cristo de Deus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E o profeta já vaticinava a seu respeito em Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O sacrifício de Cristo produziu a paz.

POR MEIO DELE RECONCILIASSE. Um dos textos mais claro sobre esta reconciliação é Romanos 5:9-11 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. A vinda do Messias de Deus ao mundo teve uma importância fundamental para toda a humanidade.

CONSIGO MESMO TODAS AS COISAS. Esta expressão usada pelo escritor revela a totalidade da paz e da reconciliação que Deus fez por meio de Cristo com todo o cosmo e o universo. Os benefícios proporcionados pela redenção feita por Cristo teve um escopo muito mais abrangente do que simplesmente os seres humanos e o planeta terra. Toda a criação de seres visíveis ou invisíveis foram veneficiados pelo sacrifício da cruz. O programa de reconciliação foi muito mais vasto do que se pode imaginar.

TANTO AS QUE ESTÃO NA TERRA, COMO AS QUE ESTÃO NOS CÉUS. Dentre todos os planetas que a astronomia pode se referir, a terra tem um tratamento especial, porque nela está a obra prima de Deus, o ser humano. Feita a reconciliação do homem com Deus, a paz foi estabelecida entre a terra e os céus, com Deus e com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...