quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:11-12

Colossenses 1:11-12 - Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo. Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.
CORROBORADOS EM TODA A FORTALEZA. A oração de Paulo e Epafras pelos cristãos de Colossos era para que Deus ajudasse mesmo a eles todos e os fortalecessem na fé para viverem dignamente na presença do Senhor. Ser um seguidor do reino de Deus não é nada fácil, principalmente nos tempos primitivos da igreja de Cristo, onde os cristãos eram submetidos sempre à pressão do império romano para que abandonassem a sua fé em Cristo. Isto com perseguições, prisões e até a morte.

SEGUNDO A FORÇA DA SUA GLÓRIA. O desejo e a oração de Paulo pela igreja de Colossos eram para que Deus pela sua grande glória revestisse os cristãos daquele lugar. Porque com a prisão do supervisor daquela comunidade cristã, corria-se o risco dos irmãos não suportarem as pressões externas e as perseguições do império romano contra eles. O apóstolo apela que o Senhor derrame seu poder sobre a vida de todos eles para vencerem as oposições. Isto só era possível pela grandeza de Deus.

EM TODA A PACIÊNCIA. Além do revestimento da glória de Deus e do seu poder na vida de todos os cristãos de Colossos. Paulo também solicita que Deus desse a todos eles muita paciência. Isto porque a esperança do apóstolo era de que tudo isso passaria e com sua libertação da prisão ele estaria com eles para os defender. E a paciência lhes segurariam até que a tempestade viesse a passar. Sem esta paciência os cristãos de Colossos corriam o risco de abandonarem os caminhos do evangelho.

E LONGANIMIDADE COM GOZO. Esta longanimidade era indispensável na vida de todos os cristãos de Colossos. Porque a longanimidade é a paciência posta em teste o tempo que for necessário. Quem é longânimo suporta as provações até as últimas consequências, sem, no entanto ser abalado. E o apóstolo ora para que Deus faça um milagre, no sentido de que eles suportassem as dificuldades pacientemente com alegria, porque gozo quer dizer alegria. Era esperar demais, porem, Deus podia fazer isto. Não permitindo que a tristeza tomasse conta da vida deles naquele momento de muitas dificuldades.

DANDO GRAÇAS AO PAI. Além de ter que suportarem as provações a que estavam sendo submetidos os cristãos de Colossos, ainda deviam agradecer a Deus por estarem sendo testados em sua fé. São pensamentos como estes que sustentam a tese de que, no tempo da igreja primitiva era um privilégio ser perseguido pelo nome de Cristo, e mais ainda se tornar um mártir do cristianismo. O que ocorreu com muitos dos nossos irmãos lá nos começos do cristianismo, principalmente com as lideranças da nova fé. Começando com Cristo e com quase todos os apóstolos.

QUE NOS FEZ IDÔNEOS PARA PARTICIPARMOS DA HERANÇA DOS SANTOS NA LUZ. E o motivo deste agradecimento a Deus era por fazer parte do reino de Cristo e viver diferente do que vivem as pessoas naturais deste mundo. Carregando no peito a esperança e a fé de que vivendo dignamente na presença de Deus seremos participantes das heranças eternas dos santos na luz. O que se traduz por salvação e vida eterna em Cristo Jesus. Este é o objetivo principal de todo cristão verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...