quinta-feira, 30 de abril de 2015

Colossenses 2:14


Colossenses 2:14 - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
HAVENDO RISCADO. Cristo efetivamente apagou, riscou, removeu e obliterou definitivamente tudo aquilo que estava na legislação mosaica, que de alguma forma excluíam os gentios dos planos de Deus e das promessas de salvação e vida eterna. Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus ou o Emanuel, Deus conosco, cumpriu as exigências da lei em lugar da sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício vicário ou expiador. Na nova dispensação da graça, conforme o evangelho das boas novas, nenhum seguidor de Cristo está obrigado a cumprir a lei de Moisés.

A CÉDULA QUE ERA CONTRA NÓS. Esta célula a que se refere o autor diz respeito a tudo que estava escrito na legislação mosaica que impedia dos gentios serem participantes da aliança nacionalista de Israel com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Como a lei de Moisés era uma aliança entre Deus e os descendentes dos patriarcas, pouco ou quase nada se pode aventurar a dizer que as demais nações do mundo viessem a ser povo de Deus. A prova disto é que conforme a velha dispensação, somente os israelitas, por determinados períodos de tempos se mantiveram fieis.

NAS SUAS ORDENANÇAS. Isso se refere a todo o conteúdo da legislação mosaica e os escritos religiosos posteriores, tanto históricos quanto proféticos do povo de Israel. Já no tempo da nova dispensação, ou com a implantação do evangelho de Cristo, como nova legislação para a igreja do Senhor Jesus, os judaizantes que eram conhecedores das ordenanças de Moisés, procuravam de todas as maneiras transtornar as poucas referencias escriturísticas que eram favoráveis a formação da igreja, e isso eles faziam em defesa do judaísmo, que conforme os judaizantes era a única religião de Deus.

A QUAL DE ALGUMA MANEIRA. Como boa parte dos escritos de Paulo foram redigidos para combater as heresias da época contra a igreja primitiva, esse texto se compõe de um ataque direto as forças do judaísmo, que procuravam prejudicar o andamento do cristianismo no mundo. Os judaizantes defendiam de que somente os que se convertessem ao judaísmo era que podia fazer parte do povo de Deus, com isso combatiam o cristianismo, e por consequente, lutavam contra o Cristo de Deus.

NOS ERA CONTRÁRIA. Assim como a aliança de Deus por meio de Moisés era exclusiva com Israel, na velha dispensação. Na nova dispensação da graça divina, a nova aliança de Deus por meio de Cristo é feita com pessoas individualmente e não com uma nação específica. Com isso, entende-se que a lei de Moisés, no tempo em que Cristo implantou a nova dispensação, era contrária a tudo que hoje foi promulgado pelo evangelho das boas novas. A nova aliança é totalmente oposta a antiga dispensação, assim como a lei faz oposição ao evangelho das boas novas.

E A TIROU DO MEIO DE NÓS, CRAVANDO-A NA CRUZ. Cristo aboliu as exigências da lei de Moisés, que eram contra os gentios, e por consequente contra a igreja, quando ele mesmo serviu de sacrifício expiatório em lugar dos remidos de Deus. A morte vicária do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, produziu a reconciliação de Deus com os homens e a paz universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...