terça-feira, 7 de abril de 2015

Filipenses 4:9

Filipenses 4:9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
O QUE TAMBÉM APRENDESTES. A igreja de Cristo na cidade de Filipos era plenamente dedicada nas coisas do reino dos céus, e o autor desta carta sabia muito bem disto, porque ele foi de fato um dos principais fundadores daquela igreja. Percebe-se o contentamento do apóstolo pelo fato de que os cristãos de Filipos eram deveras bastante aplicados nas doutrinas do evangelho de Cristo, e com isso já haviam aprendido em verdade como fazer e executarem a vontade de Deus em Cristo.

E RECEBESTES. Os seguidores do Senhor Jesus em Filipos, e a maioria deles eram filhos na fé do apóstolo Paulo, eles eram bastante receptíveis a mensagem do evangelho das boas novas, razão porque aquela era uma grande igreja, que desempenhava papel de fundamental importância na propagação do cristianismo no continente Europeu. Enquanto o povo Judeu não havia recebido ao seu Messias (João 1:11), no mundo gentílico, e especificamente em Filipos ele foi bem recebido.

E OUVISTES. Certamente o autor se recorda de quando chegou naquela cidade com as boas novas do evangelho libertador do Filho de Deus, e a forma receptível em como os cidadãos daquele lugar estavam abertos a ouvirem a palavra de Cristo. É provável também que o apóstolo esteja lembrando-se das grandes pregações que ele fez naquela cidade e na igreja de Cristo, ensinando as coisas do reino de Deus, pregando as novidades da nova dispensação de Deus para a humanidade por Cristo Jesus.

E VISTES EM MIM. Não se sabe ao certo, quanto tempo, Paulo esteve em Filipos para fundar juntamente com seus cooperadores aquela igreja, nem tão pouco se sabe quantas vezes ele esteve naquela cidade visitando em campanhas evangelísticas e viagens missionárias. No entanto, é certo dizer que durante as vezes, e o tempo em que ele esteve com aquela igreja, esteve sendo observado em seu comportamento como servo de Deus e pôde dar um bom testemunho como ministro do evangelho.

ISSO FAZEI. O que o escritor pede e chama a responsabilidade dos cristãos de Filipos é de que, eles seguissem o bom exemplo deixado por ele naquele lugar, sempre que esteve entre eles. Escrevendo aos (Coríntios 11:1) o próprio apóstolo solicita que os irmãos sejam seus imitadores, assim como ele era de Cristo. Os irmãos de Filipos não precisavam ser super-heróis da fé, mas bastavam lembrar-se do exemplo de Paulo e seguir nos mesmos passos do discipulador daquela igreja, que foi o próprio Paulo.

E O DEUS DE PAZ. O autor se refere ao Deus único e verdadeiro, que por meio do seu Filho Jesus estabeleceu a verdadeira paz com os homens. Esse é o Deus que cuida dos seus e lhes proporciona todo bem-estar de que os seus servos precisam. Ele tudo executa e faz para que seus servos vivam de maneira tranquila e sossegada.

SERÁ CONVOSCO. O apóstolo garante de que, se os irmãos da igreja de Filipos tomarem seus conselhos, poderão contar com a presença de Deus no meio deles. E a coisa mais importante para o povo de Deus é ter a presença do Senhor no seu meio, porque assim sendo, coisas extraordinárias acontecem na vida de cada um dos que confiam no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...