quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:20-21

1 João 5:20-21 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.
E SABEMOS QUE JÁ O FILHO DE DEUS É VINDO. Os apóstolos e os demais líderes da igreja primitiva eram detentores das verdades mais profundas do cristianismo. E neste ponto de sua missiva, João aborda um assunto de relevante importância para o novo Israel de Deus, que era a volta de Cristo, para arrebatar a sua igreja remida. Todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, estavam esperando a sua volta repentina.

E NOS DEU ENTENDIMENTO PARA CONHECERMOS O VERDADEIRO. O autor se reporta sobre que, Jesus de Nazaré era o verdadeiro Filho de Deus, e isso implicava em dizer que ele era o Messias prometido por Deus Pai, conforme as profecias messiânicas e escatológicas para a época. Além do mais, Jesus era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Conforme o evangelho da graça, Jesus era o Cristo e Salvador prometido.

E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS. Os judeus ficavam furiosos quando os cristãos confessavam a Jesus como sendo o Emanuel, isso porque eles eram extremamente monoteístas, ao ponto de não aceitarem a Jesus como sendo o Messias de Deus. Mas, os servos de Jesus Cristo, por onde andavam pregava de que Jesus era o Filho de Deus, e que ele também era o Cristo, o Salvador de sua igreja, que ele remiu com seu sacrifício.

ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. Os cristãos que buscavam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima haviam deixado o judaísmo e as demais religiões pagãs, para agora, servirem a Cristo e ao seu reino. Jesus, além de ser aceito pelos seus discípulos como sendo o Filho de Deus, também era crido como sendo o Cristo, e Redentor da sua igreja, coisa que não era compreendida pelos judaizantes.

ESTE É O VERDADEIRO DEUS. Esta frase, se referindo a Jesus Cristo, cai como uma verdadeira bomba na cabeça dos judaizantes, eles que eram extremamente monoteístas, e por isso, não aceitaram a Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, e muito mais, como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. No entanto, para os seguidores do cristianismo, Cristo era o Filho de Deus digno de adoração e honra.

E A VIDA ETERNA. Quando lemos os termos da antiga aliança, logo percebemos que suas propostas eram mais baseadas, em promessas de bênçãos para esta vida terrena. Porem, a nova aliança de Cristo com sua igreja, trás um novo escopo, porque suas promessas são para esta vida, mas principalmente para a vida espiritual, ou seja, vida eterna e salvação para os seguidores de Cristo. Vida eterna é vida plena e feliz eternamente com Cristo.

FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS. AMÉM. Ao mesmo tempo em que, o autor diz e autoriza que os seguidores do cristianismo estão corretos em adorarem a Cristo, porque ele é o verdadeiro Deus. Também ataca o paganismo, do qual faziam parte as seitas heréticas, com seu politeísmo degradante, com a adoração e veneração aos ídolos e imagens de escultura que, nem o judaísmo e nem o cristianismo ensinam e permitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...