quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:18-19

1 João 5:18-19 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
SABEMOS QUE TODO AQUELE. Os judaizantes se ufanavam de serem detentores da verdadeira sabedoria, porque seguiam os ensinos contidos na legislação mosaica. Os gnósticos muito mais, porque seus movimentos religiosos e filosóficos eram baseados (para eles) no conhecimento absoluto de todas as ciências daquela época. Mas de fato, quem possuía o verdadeiro saber eram os servos de Deus, fundamentalizados que estavam, no evangelho das boas novas de Cristo, e estes eram seguidores do cristianismo.

QUE É NASCIDO DE DEUS NÃO PECA. Outra vez, o autor retoma esse mesmo tema, dada a importância que ele representava, como comprovação de que de fato alguém pertencia, ao reino de Deus e de Cristo. Quem é nascido pelo poder do evangelho, mediante a regeneração feita pelo Espírito de Deus, não tem prazer em viver pecando, mas renuncia tudo o que o mundo oferece, para viver para a santidade de vida em Cristo.

MAS O QUE DE DEUS É GERADO. O apóstolo usa esta expressão para representar o quanto o ser humano (conscientemente ou não) é dependente do Criador. Se atentarmos para o nascimento natural, é inegável a intervenção do Criador, no nascimento de todo ser humano. Todavia, este texto ensina, muito mais, ele revela sobre o nascimento espiritual, que é uma obra direta de Deus, pelo Espírito Santo.

CONSERVA-SE A SI MESMO. O novo nascimento, a regeneração espiritual e a transformação em uma nova criatura são um divisor de água na vida daquele que é nascido de Deus. Aquele que foi regenerado pelo Espírito de Deus, vive, não mais para si mesmo, nem para este mundo enganador, mas sim, vive para Cristo, buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima, por isso que se conserva para a santidade de vida.

E O MALIGNO NÃO LHE TOCA. Primeiro, cada um dos seres humanos tem autonomia para fechar a porta para o inimigo, no sentido de resistir as suas influencias sobre sua vida. Segundo, o Deus Todo-poderoso vai estar se coloca a disposição daquele que vive a santidade cristã, a fim de lhe proteger. O maligno, sobre o qual escreve o apóstolo, diz respeito ao diabo com os seus demônios, que buscam prejudicar o homem sempre.

SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS. O apóstolo fala de convicção, confiança, fé e esperança. No tempo da igreja primitiva, eram permanentes os ataques de forças opostas contra a fé dos seguidores do cristianismo. Isso porque os inimigos do evangelho procuravam de todas as formas, deter o crescimento da igreja de Cristo em todo o mundo. Mas, a igreja estava vencendo, porque ela era o novo Israel de Deus, o povo escolhido do Senhor.

E QUE TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO. Ser santo é ser separado. Quando Deus resgatou a Israel do Egito, sua proposta para o seu povo foi de que, eles fossem um povo separado das demais nações do mundo. Com a igreja, não é deferente, se alguém diz que é um servo de Cristo, e que faz parte do reino de Deus, tem que se abster das coisas deste mundo, renunciar os desejos da carnalidade e romper com o materialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...