quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:6

1 João 5:6 - Este é aquele que veio por água e sangue, isto é: Jesus Cristo. não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
ESTE É AQUELE. O autor esta se referindo ao Filho de Deus, Jesus Cristo, Ele que é o Messias prometido por Deus, conforme as profecias messiânicas. É também o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens, ou Deus conosco. Na realidade, Cristo foi a epifania de Deus entre os filhos dos homens. Os judaizantes não aceitavam que Jesus era o cumprimento das profecias messiânicas, nem os seguidores do gnosticismo acreditavam que Jesus de Nazaré era a manifestação do Cristo de Deus.

QUE VEIO. Esta frase nos revela, sobre a missão do Cristo de Deus, em prol de sua igreja no planeta terra. Desde a queda da raça humana, por meio da desobediência ao mandado de Deus, que o Criador fez a promessa de enviar um Redentor (Gênesis 3:15). O profeta Isaías vaticinou: Isaías 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros. E o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade' e Príncipe da Paz.

POR ÁGUA E SANGUE. Cristo veio por água. Sobre este conceito, podemos destacar duas opiniões menos paradoxal, que são elas: Isso fala sobre a humanidade do Verbo de Deus. E também nos ensina sobre uma ordenança importante do cristianismo, que é o batismo em água. Cristo também veio por sangue. Podemos falar de duas conjecturas importantes. Primeira, sobre sua linhagem de Israel. Depois, de seu sacrifício expiatório.

ISTO É: JESUS CRISTO. O nome “Jesus” significa: Aquele que veio como Salvador do seu povo (Mateus 1:21). Este é um nome transliterado do de Josué, e nos fala do nome próprio do Filho de Deus. Já o sobrenome “Cristo”, nos ensina sobre a missão do Messias de Deus e Emanuel prometido. O adjetivo Cristo, nos fala sobre a obra de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pela propiciação.

NÁO SÓ POR ÁGUA, MAS POR ÁGUA E POR SANGUE. De forma que, a vinda do Cristo de Deus, Jesus Cristo, foi literalmente o cumprimento das profecias bíblicas, que sempre fizeram parte da literatura do povo judeu. Cristo é o Deus homem, que se fez homem e habitou entre os homens, como sendo o descendente de Davi, o Profeta do qual Moisés falou que viria e o Sacerdote Eterno segundo a ordem de Melquisedeque.

E O ESPÍRITO É O QUE TESTIFICA. Desde a antiga dispensação da lei, que o Deus eterno já havia profetizado que, a nova dispensação seria marcada pela fusão do Espírito Santo, ou seja, essa seria a dispensação do Espírito de Deus. De forma que, o mesmo Espírito que falou por meio dos profetas, é o mesmo que usou os agentes da nova dispensação para ensinarem sobre as verdades do evangelho das boas novas de Cristo.

PORQUE O ESPÍRITO É A VERDADE. Os judaizantes defendiam a legislação de Moisés como a verdade última, os falsos mestres gnósticos confessavam que os conhecimentos das filosofias sufistas eram detentoras de toda a verdade do mundo. Porem, os líderes do cristianismo pregavam de que o Espírito de Deus é que estava agindo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...