quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:7-8

1 João 5:7-8- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra. O Espírito, e a água e o sangue, e estes três concordam num.
PORQUE TRÊS SÃO OS QUE TESTIFICAM NO CÉU. No texto anterior, o apóstolo fala da importante missão de Cristo na terra, em prol de sua igreja, cumprindo assim a promessa de Deus, que desde o princípio, havia vaticinado de que enviaria o seu Messias como Redentor da humanidade. Mas, agora, no começo deste texto, ele aponta em direção ao céu, para afirmar, que o que ocorreu na terra com o Cristo, foi testificado e assegurado pelo céu. Jesus veio, aprovado e comissionado por Deus.

O PAI. O autor está nos escrevendo sobre algo, que para a igreja cristã dos dias de hoje, é bastante compreensível. Mas, para os dias dos começos da igreja primitiva, era motivo de muitos debates teológicos, isso porque este era justamente um dos motivos das perseguições dos judeus, contra o Cristo de Deus e depois contra seus seguidores. Os judeus monoteístas acusavam os cristãos de praticarem a idolatria, porque aceitavam a Cristo Jesus como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens.

A PALAVRA. Um dos adjetivos que também identificava ao Cristo de Deus para os apóstolos e líderes da igreja primitiva era: O Verbo de Deus, de forma que, o autor se reporta sobre o Senhor Jesus, como sendo o Verbo de Deus (João 1:1-3). Em outra parte ele escreveu: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Na verdade, os judeus não aceitavam que Jesus fosse o Cristo de Deus.

E O ESPÍRITO SANTO, E ESTES TRÊS SÃO UM. Primeiro, João afirma que o Pai, esta no céu, depois a palavra que é Cristo, e agora, ele cita o Espírito Santo de Deus. Naturalmente, a doutrina da Trindade Santa, é aceita e defendida pelos seguidores do cristianismo, mas não pelos judaizantes monoteístas, eles que até aceitavam o Espírito de Deus como fazendo parte da divindade, mas não Jesus como sendo Deus.

E TRÊS SÃO OS QUE TESTIFICAM NA TERRA. Assim como no céu, são três os que testificam, que são: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo, também na terra, são três que testificam, e são: O Espírito, a água e o sangue. Certamente, o apóstolo se reporta sobre o que de fato estava em ação no novo tempo da dispensação da graça, em que o programa de salvação dos remidos em Cristo Jesus era uma realidade para a igreja.

O ESPÍRITO. E A ÁGUA E O SANGUE. Para os seguidores do cristianismo, era algo prático no dia a dia, a presença do Espírito de Deus na vida dos servos de Cristo. Além dos efeitos ainda recentes da presença de Cristo entre os homens, e os apóstolos eram os que conviveram com o Mestre, sinais recentes da presença de Cristo. E por fim, a igreja de Cristo estava vivenciando a obra perfeita da redenção, realizada por Cristo.

ESTES TRÊS CONCORDAM NUM. Na primeira parte deste texto, diz:: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” o autor confirma que os três “são um”. Mas, na terra, os três, o Espírito, a água e o sangue, “concordam num”, e isso nos ensina que o Espírito Santo é que testifica sobre a encarnação do Cristo de Deus, que veio para prodigalizar a redenção da sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...