quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:11-12

1 João 5:11-12 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
E O TESTEMUNHO É ESTE: QUE DEUS NOS DEU. Certamente, o autor esta combatendo os falsos testemunhos dos judaizantes, bem como dos falsos mestres gnósticos, que andavam de casa em casa, tentando desfazer do testemunho que os líderes do cristianismo davam a respeito de Cristo Jesus, como sendo o Messias de Deus, que era também o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. De forma que, o testemunho que Deus deu sobre seu Filho Jesus, foi à verdade do Verbo entre os homens.

A VIDA ETERNA. Esta vida eterna, também é sinônimo de salvação, e com isso, concorda o próprio nome do Filho de Deus, Jesus Cristo, isso porque o nome “Jesus” quer dizer, aquele que veio para salvar o seu povo. Esta vida eterna, subtende como algo que leva a alma do ser humano a transpor o tempo e se expandir infinitamente na eternidade, com segurança, com felicidade plena e com vida abundante, isso é que é salvação.

E ESTA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO. Desde os primórdios da história da raça humana que, o Criador de todas as coisas prometera que enviaria um Redentor (Gênesis 3:15). E o transcorrer da história religiosa de Israel, isso foi se confirmando por meio das profecias messiânicas. Porem, a concretização se deu, com a vinda da pessoa bendita de Jesus, o Cristo. A obra perfeita de redenção realizada por Cristo produziu esta vida eterna.

QUEM TEM O FILHO. Os judeus, não acreditaram que Jesus era o Filho de Deus, ou seja, o Messias prometido, que era o mesmo Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, e por isso o rejeitaram (João 1:10-11). Ter o Filho de Deus era aceita-lo como Senhor e Salvador, e somente os seguidores do cristianismo assim o estavam fazendo (João 1:12-13). Os gnósticos e os líderes do paganismo o viam como uma ameaça ao politeísmo.

TEM A VIDA. O grande problema da humanidade é o efeito da desobediência aos mandamentos de Deus, ou seja, a quebra da confiança com o Criador. Isso porque, as consequências disto é a morte. Quando na realidade, o homem foi criado para ter vida, e vida com abundância, não somente nesta dimensão da existência, mas principalmente na eternidade. E o Cristo de Deus, fez a propiciação para anular os efeitos do pecado.

QUEM NÃO TEM O FILHO DE DEUS. Os judeus não tinham o Filho de Deus, até porque não acreditaram que Jesus era de fato o Messias prometido. Por conta do seu radicalismo religioso, rejeitaram o Emanuel de Deus, e com isso, não perceberam que em Jesus de Nazaré, Deus se manifestou entre os homens, para fazer a reconciliação da criação com o Criador, estabelecendo a paz, e com isso, o resultado é vida eterna.

NÃO TEM A VIDA. Preferir a morte em vez da vida, é uma calamidade, e foi justamente o que aconteceu com os judeus, com os falsos mestres gnósticos e também com os líderes das seitas herética politeístas do tempo da igreja primitiva. Quem rejeita a proposta de Deus de reconciliação por meio do seu Filho Jesus, se propõe a ter que se deparar com a morte eterna. Quem não tem a Cristo, não tem como ter vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...