quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:13

1 João 5:13 - Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.
ESTAS COISAS VOS ESCREVI A VÓS. O apóstolo se refere á vinda do Verbo de Deus, que nos textos anteriores, ele trata do testemunho daquele que veio por água e por sangue e isso nos fala da implantação do cristianismo na terra, bem como da importância da encarnação do Verbo de Deus entre os homens. O fato do apóstolo “escrever” sobre estas coisas, nos ensina da sua preocupação, em dar continuidade ao ministério da palavra, que começou com o próprio Cristo, e que agora os apóstolos davam continuidade.

OS QUE CREDES. O Senhor Jesus exerceu plenamente o seu ministério de pregação entre os homens, conforme Deus havia falado pelos seus antigos profetas. No entanto, os judeus o rejeitaram e não acreditaram que ele era o cumprimento das profecias messiânicas. Mas, com isso, abria-se a porta da graça para os gentios, ou seja, para as demais gentes do mundo. O apóstolo estava justamente enviando esta sua carta para a igreja de Cristo, que já nesta época, estava bem sólida em todos os lugares do mundo.

NO NOME. Crer no nome do Filho de Deus significava romper com a religião dos antepassados, no caso do judaísmo para os judeus, e passar a seguir o cristianismo, por isso que os novos convertidos passavam a ser chamados de Cristãos. O nome de Cristo passou a ter uma importância sem igual para a igreja, é tanto que, Paulo, dedica um texto de sua carta aos Filipenses para explicar a importância deste nome e o seu poder.

DO FILHO DE DEUS. Tanto as tradições religiosas, quanto e principalmente as profecias messiânicas, já apontavam e defendiam que, o Messias seria Filho de Deus, isso porque, o Cristo, não seria gerado de uma relação sexual entre uma mulher e um homem, mais sim, pela intervenção direta do Criador. E foi justamente o que aconteceu, Jesus foi gerado pelo Espírito Santo de Deus e várias referências do Novo Testamento confirmam isso.

PARA QUE SAIBAIS. Os judeus gritavam em todas as esquinas e saiam de casa em casas dizendo que a verdadeira sabedoria estava em conhecer e obedecer a legislação mosaica. Já os falsos mestres gnósticos piores do que os judaizantes, afirmavam de que eles eram detentores da plenitude do conhecimento, quando pregavam sobre suas filosofias sufistas. Mas o apóstolo, nesta frase, destaca que ele estava informando a verdade.

QUE TENDES A VIDA ETERNA. Os judaizantes, apelavam para as exigência intransigente da lei de Moisés, coisa que nem mesmo os chefes religiosos estavam cumprindo. Os falsos mestres gnósticos apelavam para o asceticismo impraticável. Enquanto os líderes da igreja de Cristo, simplificavam as coisas, pelo evangelho das boas novas de Cristo, ao afirmarem que, os seguidores do cristianismo, já tinha a posse da vida eterna e salvação.

E PARA QUE CREIAIS NO NOME DO FILHO DE DEUS. Eis aqui, a questão mais importante para quem desejasse fazer a vontade de Deus. Os inimigos do evangelho das boas novas faziam prosélitos para suas respectivas religiões ou filosofias. Enquanto isso, os apóstolos ensinavam de que, fazer a vontade de Deus, só era possível, nesta nova dispensação, crendo no nome do Filho de Deus, Jesus Cristo, o Messias e Emanuel, Deus conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...