quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:10

1 João 5:10 - Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
QUEM CRÊ. O apóstolo se refere ao conjunto completo das crenças e doutrinas cristãs, que neste tempo, estavam em formação, até porque, o Noto Testamento ainda não estava pronto, e novas revelação também completariam a obra da nova dispensação da graça. O evangelho das boas novas estava sendo semeado em todas as partes pelos apóstolos, pelos líderes do cristianismo e por todos os convertidos ao senhorio de Cristo. De forma que, o povo acreditava em tudo que as Escrituras falavam de Cristo.

NO FILHO DE DEUS. Esta frase concorda com tudo, que as profecias messiânicas haviam mencionado, sobre a vinda do Messias, como sendo o ungido de Deus, e muito mais, sobre o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, porque Jesus era de fato e na verdade a epifania de Deus, ele era o próprio Deus, ou seja, o Verbo entre os homens. Várias são as referências bíblicas, no Novo Testamento, da comprovação desta realidade. Era crença comum entre os Judeus que, o Cristo, seria Filho de Deus, gerado por Deus Pai.

TEM EM SI MESMO O TESTEMUNHO. O escritor quis dizer: Todos aqueles que se convertem ao cristianismo, aceitando o senhorio de Cristo, é porque já tem dentro de si mesmo, o conjunto completo das crenças e doutrina do evangelho de Cristo. E por outro lado, passa a dar um bom testemunho de vida, seguindo os passos do grande Mestre, o Senhor Jesus Cristo. Estes, já não precisam mais de fábulas nem filosofias dos homens.

QUEM A DEUS NÃO CRÊ. Os fabulosos judaizantes, que trabalhavam contra o evangelho das boas novas de Cristo, bem como os falsos mestres filosóficos do gnosticismo, e ainda os falsos líderes das seitas do paganismo, comprovavam de que, não tinham a Deus em seus corações, porque buscavam negarem a Cristo, como sendo o Messias de Deus. Os opositores do evangelho, não acreditavam no que Deus afirmava sobre o seu Cristo.

MENTIROSO O FAZ. Os judaizantes pensavam estarem fazendo um serviço a Deus, ao combaterem contra o cristianismo, quando defendiam com unhas e dentes o judaísmo. Mas, na realidade, o cristianismo foi implantado por Cristo, pela vontade e o plano de Deus, conforme a nova dispensação. Se Deus foi quem enviou a seu Filho Jesus Cristo para realizar a redenção, quem não acreditava nisso, queria chamar a Deus de mentiroso.

PORQUANTO, NÃO CREU NO TESTEMUNHO. Tudo foi planejado por Deus, é tanto que, ele profetizou bem antes da vinda de Cristo, sobre tudo que ocorreria durante a vida e ministério de seu Filho Jesus. As palavras, atos e obras realizadas pelo Senhor Jesus, foi a mais perfeita manifestação da vontade de Deus, em abençoar o seu povo, é tanto que, o próprio Deus, deu todas as provas de que estava com o seu Cristo, em todo momento.

QUE DEUS DE SEU FILHO DEU. Alguém dizer que está com Deus é uma coisa em aberto, que muitas vezes, não passa de sentimento religioso, mas Deus dar provas de que está com uma pessoa, isso se torna evidente, pelos feitos que tal pessoa faz. O doutor Lucas, escrevendo atos dos apóstolos, ele registrou que, os milagres, prodígios e sinais que Jesus fez, foi a prova inequívoca de que Deus era com ele (Atos 10:38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...