quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:14

1 João 5:14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E ESTA É. O apóstolo assegura para seus leitores que eles estão no lugar certo, em se deleitarem nos caminhos do Senhor porque o resultado era a vida eterna, vida abundante nas mansões celestiais, com Cristo Jesus e todos os santos. Além do mais, o autor demonstra que, o seguidor do Senhor tem resposta as suas orações, isso porque o Deus do cristianismo estava vivo para atender as petições. Diferente dos deuses das seitas heréticas do paganismo, que estavam mortos, e sem saber do que estavam pedindo.

A CONFIANÇA. Os judaizantes já não tinham certeza de mais nada quanto a legislação de Moisés, porque eles próprios já não mais guardavam os seus preceitos, até porque, a velha dispensação da lei era coisa do passado. No entanto, a dispensação da graça estava em pleno cumprimento, produzindo confiança nos corações dos seguidores do cristianismo, em que, as promessas de Cristo se cumpriam fielmente na vida da igreja. O evangelho estava em pleno vigor em desenvolvimento e expansão plena, no mundo.

QUE TEMOS. O judaísmo estava por demais enfraquecido, primeiro porque o silêncio profético de mais de quatrocentos anos contribuiu para o esfriamento da fé judaica, depois, a chegada do cristianismo passou a ser uma ameaça para a antiga religião. Enquanto isso, o cristianismo sobrepujava em vigor e desenvolvimento, se espalhando em todos os recantos do mundo, como sendo a esperança da humanidade em Cristo.

NELE. O escritor se refere a Deus Pai em Cristo Jesus, uma vez que Deus investiu valorosamente na humanidade por meio de seu Filho, que agora estava posto como único Mediador entre Deus e os homens. A intervenção de Deus por meio do Emanuel foi fundamental para construir um novo tempo de confiança e esperança, onde o cristianismo se solidificava mais e mais, por meio do evangelho das boas novas de Cristo.

QUE SE PEDIRMOS ALGUMA COISA. Os judaizantes além de não acreditarem que Jesus era o Messias prometido, que veio como o Emanuel de Deus, eles também não acreditavam na ressurreição de Cristo, nem que o Senhor estava a destra de Deus como único Mediador entre Deus e os homens. Porem, os seguidores do cristianismo, não só acreditavam que Jesus era o Messias, mas o invocava como o Emanuel, Deus conosco.

SEGUNDO A SUA VONTADE. Essa frase nos ensina sobre a soberania de Deus para a igreja de Cristo, como também revela a submissão dos remidos de Cristo á vontade do Criador de todas as coisas. Na realidade, todos aqueles que se convertiam ao cristianismo, não mais se submetiam a soberba da vida, nem ao domínio dos desejos da carne, nem as concupiscências dos olhos, mais sim a vontade soberana de Deus.

ELE NOS OUVE. Se o autor está se referindo a Deus, ele nos ensina sobre a bondade infinita de Deus para conosco, ao mesmo tempo em que revela o seu poder de resposta as nossas petições. Mas se o escritor está falando, sobre que Cristo nos responde, para os judeus, isso se tornava polêmico, porque eles viam isso como politeísmo, e portanto, não aceitavam. Porem, os cristãos aceitavam sim Cristo domo sendo Deus, o Emanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...