quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 João 5:15

1 João 5:15 - E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
E SE SABEMOS. Os judeus, neste mesmo tempo, por mais que conhecesse a legislação de Moisés, mas, o tempo da dispensação da lei, era coisa do passado. Os gnósticos da mesma forma, usavam seus conhecimentos filosóficos, que não passavam de filosofias vagas e sem prática. Todavia, os seguidores de Cristo, viviam cheios do verdadeiro conhecimento, porque estavam baseados em suas convicções e com muita fé, se enchiam de esperança, na volta de Cristo, e que ele respondia as orações dos seus servos.

QUE ELE. Este “Ele” tanto pode se referir a Deus Pai, como também a Cristo Jesus, o Filho de Deus, até porque, tudo aquilo que o Velho Testamento diz a respeito do Deus de Israel, o Novo Testamento diz sobre Cristo, o Emanuel de Deus. Jesus não era mais um aeon como pregavam os falsos mestres gnósticos ou seja, simplesmente mais uma manifestação de um ser espiritual, como um anjo ou um profeta, ele era o Emanuel, ou seja Deus entre os homens. Cristo foi a epifania de Deus mais real e perfeita.

NOS OUVE EM TUDO. Dizer isso sobre Jesus de Nazaré para um judeu era a mesma coisa que arrumar uma confusão, isso porque, os judeus eram extremamente monoteístas, ao ponto de não acreditarem que Jesus era o Emanuel de Deus. Já os seguidores do cristianismo invocavam o nome de Cristo, naturalmente como se estivesse adorando a Deus, e não há nisto nenhum politeísmo, porque ele é Deus, o Emanuel, Deus conosco.

QUE LHE PEDIRMOS. O autor está se referindo as nossas orações e petições que fazemos ao Senhor Jesus. Os judeus invocavam ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, quando precisavam de alguma coisa. Os seguidores do gnosticismo, invocavam qualquer ser espiritual (aeons), os seguidores das seitas heréticas invocavam seus mais diversos ídolos. Mas, os cristão, adoravam a Cristo Jesus na beleza de sua santidade.

SABEMOS QUE ALCANÇAMOS. O apóstolo esta escrevendo sobre o poder de resposta de Cristo as nossas petições. Os judeus tentavam desclassificar este tipo de oração feita pelos cristãos a Cristo, os acusando de praticarem o politeísmo e a idolatria dos pagãos. Eles não aceitaram de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias prometido por Deus, é tanto que, não receberam Jesus como sendo o Emanuel, ou seja Deus entre os homens.

AS PETIÇÕES. Os judaizantes e seguidores da legislação mosaica, só invocavam como divindade, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e isso eles faziam como sendo monoteístas, ou seja, adoradores do único Deus verdadeiro, diferente dos politeístas, ou seja adoradores das falsas divindades e dos ídolos dos pagãos. Todavia, os seguidores do cristianismo faziam suas petições ao Cristo, porque acreditavam que Jesus era o Emanuel.

QUE LHE FIZERMOS. A certeza de que Jesus Cristo era mesmo o Messias prometido, ou seja o Filho de Deus, conforme as profecias que falavam sobre o Cristo de Deus e que ele era sim o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco ou Deus entre os homens. O evangelho confirma que o Senhor Jesus ressuscitou de entre os mortos e que subiu aos céus para se assentar a Deus de Deus, portanto, Cristo responde as nossas petições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...