terça-feira, 1 de agosto de 2017

2 Coríntios 2:10-11

2 Coríntios 2:10-11 - E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás. Porque não ignoramos os seus ardis.
E A QUEM PERDOARDES ALGUMA COISA. Paulo expressa seu conselho aos cristãos de Corinto, no sentido de que eles deveriam perdoar aquele que estava provocando divisões na igreja do Senhor Jesus naquele lugar. Podemos compreender que o ofensor não somente se levantou contra o apóstolo Paulo, mas também contra a própria igreja de Cristo em Corinto. Portanto, a igreja precisava perdoar o irmão e consolá-lo.

TAMBÉM EU, PORQUE, O QUE EU TAMBÉM PERDOEI. A própria mensagem contida neste texto do capítulo dois desta carta, nos deixa transparecer que o apóstolo dos gentios já havia perdoado o seu opositor na igreja de Cristo que estava em Corinto. O que ele esperava é que a igreja exercesse de fato o amor fraternal com aquele que havia causado tantos problemas para Paulo e para as atividades locais da igreja.

SE É QUE TENHO PERDOADO. Os comentaristas defendem que, neste momento entrou um foco de dúvida no escritor, se efetivamente ele havia ou não perdoado o seu opositor, o que é natural na mente de um ser humano cheio de falhas. O fato é que a investida deste opositor de Paulo foi por demais hostil, contra o próprio testemunho do apóstolo, bem como contra o seu ministério e a sua autoridade.

POR AMOR DE VÓS O FIZ. Agora, o autor clareia um pouco mais ao declarar que, ele perdoou o seu opositor por amor da igreja de Cristo em Corinto. Talvez este irmão que tinha ofendido ao apóstolo fosse uma pessoa importante na igreja de Corinto, e como Paulo sempre desejava o bem estar da igreja do Senhor Jesus, então estava perdoando o seu ofensor, mesmo que ele não merecesse uma segunda chance.

NA PRESENÇA DE CRISTO. O escritor fala desta forma, porque na realidade não tinha em seu coração nem um ressentimento de raiva, ódio ou vingança contra aquele que estava lhe difamando. Quando ele diz: “Na presença de Cristo” é porque ele invoca o nome do Senhor como sua testemunha de que tudo estava resolvido quanto ao que se devia fazer com aquele que havia lhe ferido, com o resultado do seu perdão.

PARA QUE NÃO SEJAMOS VENCIDOS POR SATANÁS. Se estas demandas contra o irmão que se levantou contra o apóstolo tivesse um desfecho negativo, quem sairia ganhando com isso era satanás, ele que certamente estava por traz destas desavenças. Percebe-se que o inimigo de Deus e dos homens, também exerce suas influencias na vida de alguns que, mesmo fazendo parte da igreja, mas se deixam influenciar pelas forças do mal. Satanás sempre coloca uma pessoa contra a outra, até dentro da igreja.

PORQUE CONHECEMOS OS SEUS ARDIS. O apóstolo se refere aos resultados das influencias negativos que o diabo provoca quando ele tem influencia na vida das pessoas. O diabo com os seus demônios buscam a todo o momento prejudicar a igreja de Cristo. O que o império das trevas fez contra Cristo, depois ele vem fazendo contra a igreja de Cristo. Muitos problemas que surgem na igreja são provocados pelo diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...