quinta-feira, 17 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:7

2 Coríntios 4:7 - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
TEMOS, POREM. Paulo se inclui, entre aqueles que tinham dentro dos seus corações o mais preciso, que era o conhecimento do evangelho das boas novas de Cristo. Muito mais preciso do que os conhecimentos da legislação de Moisés, no caso dos cristãos legalistas, ligados ao partido de Simão Pedro, que representava o grupo apostólico de Jerusalém. Bem como dos conhecimentos das ciências e da religião, que representava o partido de Apolo. Ninguém tem a Cristo, sem ter também o evangelho de Cristo.

ESTE TESOURO. Que tesouro é este? É o evangelho da verdade! Que contem a mensagem das boas novas sobre o Messias de Deus e tudo que envolvem as doutrinas da nova aliança da graça de Deus com a humanidade, e principalmente com a igreja remida de Cristo. Para a igreja de Cristo, o que deve funcionar como fundamento de fé e prática cristã, é justamente a mensagem gloriosa do evangelho do Filho de Deus.

EM VASO DE BARRO. Quem é o vaso de barro? Certamente o apóstolo pensa em (Gênesis 2:7), que declara que o homem foi feito do pó, ou seja, do barro. E muito mais, o autor fala da fragilidade do homem, em comparação com o valor do evangelho e o poder de Deus. No entanto, o escritor destaca a importância que Deus tem dado aos verdadeiros seguidores de Cristo, por depositar dentro de cada um de nós, algo de muito valor, que é justamente o ministério de pregação do evangelho.

PARA QUE A ESCELÊNCIA. Esta é mais uma das alegorias ou ilustrações que Paulo se utiliza para falar de verdades profundas no relacionamento de Deus com os seus embaixadores nesta terra. O homem visto como algo frágil, limitado, até certo ponto desprezível. Mas que, o Deus de bondade resolve valorizar, depositando nele suas preciosas dádivas. O que o homem precisa reconhecer é que a excelência é de Deus.

DO PODER. Provavelmente, os opositores de Paulo em Corinto se gabavam de que eram poderosos em se expressarem, porque tinham respaldo no conhecimento da legislação de Moisés e nas literaturas dos judeus, bem como das filosofias e das ciências. Enquanto que Paulo se alicerçava no poder de Deus, e ele era consciente de que nem merecia todos os privilégios que tinha, porque foi um perseguidor da igreja.

SEJA DE DEUS. O apóstolo dos gentios demostra a sua humildade em atribuir a Deus o seu conhecimento do evangelho de Cristo. Mas, ao que tudo indica, os seus oponentes na igreja em Corinto, se gabavam de ter conhecimento próprio. A título de hoje, o que mais se ver são pregadores ou ministros do evangelho auto se promovendo, em demonstração de exaltação do seu nome ou de seu sistema religioso denominacional.

E NÃO DE NÓS. Precisamos sempre reavaliar o que estávamos pregando e como estamos nos comportando diante do que fazemos para o reino de Deus, e com sentimento de humildade reconhecer que tudo provem de Deus e não de nós mesmos. O conhecimento ou revelação, pouca ou muita que temos dos mistérios de Deus, não é potencial próprio de nenhum ser humano. Deus é que por bondade e misericórdia confia a nós, o privilégio de sermos seus representantes na terra, como embaixadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...