sábado, 26 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:2-3

2 Coríntios 5:2-3 - E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu. Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
E POR ISSO. No texto anterior, o autor vinha falando da grande esperança da igreja, que se baseava na confiança de que, o Senhor haveria de vir ainda nos dias dos escritores do Novo Testamento. E olhando já dentro deste texto, Paulo incentiva os seus leitores a que, não desistissem das propostas e das promessas do evangelho de Cristo, porque muitas coisas boas e mais preciosas lhes aguardavam na vida por vir, principalmente para aqueles que fossem participantes do arrebatamento da igreja.

TAMBÉM GEMEMOS. Esse gemido sobre o qual o escritor se reporta, fala sobre a ansiedade que ele tinha, bem como os remidos de Cristo, de deixarem esta vida terrena para então, tomarem posse da vida eterna em Cristo Jesus. Além de que, este gemido também representa os momentos agonizantes que a igreja primitiva vinha passando, com as perseguições impetradas pelos judaizantes e pelo império de Roma.

DESEJANDO SER REVESTIDO. O anelo maior do grande apóstolo dos gentios era se encontrar com Cristo Jesus, além do véu, desta vida terrena. Já era crença comum dos judeus que, os justos são revestidos de uma áurea de glória. E ao que tudo indica, o escritor desta carta, tem a expectativa de que, senão nesta vida, mas na vida eterna, os remidos de Cristo serão envolvidos com a glória de Deus., o que ele diz, revestido.

DA NOSSA HABITAÇÃO. Neste caso, Paulo se refere à modalidade de vida que os escolhidos de Cristo terão, a partir do momento do arrebatamento da igreja. Porque os que já partiram salvos por Cristo, ressuscitarão em corpos incorruptíveis, e nós os que estivermos vivos, na vinda do Senhor Jesus, seremos transformados em corpos gloriosos. De forma que, o que é corruptível será revestido da incorruptibilidade, e o que é mortal, se revestirá da imortalidade, conforme (1 Coríntios 15:52-54).

QUE É DO CÉU. O nosso corpo orgânico é composto de matéria frágil, conforme o que o Criador determinou para o estágio desta experiência ou passagem pelo planeta terra, e quem mais vive sobre a terra, ainda assim, provará da degradação do corpo físico com o passar do tempo. Porem, o nosso corpo espiritual, que comporá a nossa estrutura eterna, será totalmente diferente do que é hoje, o nosso corpo físico.

SE, TODAVIA, ESTANDO VESTIDOS. O “se” é condicional, e serve como alerta aos servos de Cristo a fim de que, se preparem para o dia do arrebatamento da igreja. Uma mensagem subliminar nos deixa transparecer que, o escritor exorta aos seus leitores que, não são as vestimentas exteriores que dará condições de sermos achados dignos de participarmos da modalidade de vida, dos que hão de herdar a salvação.

NÃO FORMOS ACHADOS NUS. Alguém pode estar no dia do arrebatamento da Igreja coberto com vestes que vão desde o pescoço até aos pés, mas na dimensão espiritual estar despido diante das realidades espirituais. Porque isto não depende das roupas que alguém usa, mas do quanto renunciou as coisas do mundo e o pecado, para se santificar para Deus e para a vida eterna em Cristo. Os fariseus de todos os tempos buscam mostrarem uma santidade exterior, mas por dentro estão podres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...