sexta-feira, 4 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:2

2 Coríntios 3:2 - Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
VÓS. A igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto era um dos cartões postais do cristianismo no primeiro século de nossa era cristã, dada a sua importância, como resultado dos trabalhos evangelísticos de Paulo e seus companheiros de ministério. A prova disto é que, outras lideranças, quem sabe vinda de Jerusalém, tentavam invadir este campo missionário. E um outro fato que comprova a importância desta igreja é o de que, o apóstolo dedicou duas grande epístolas a esta igreja amada por ele.

SOIS. Certamente, lembrando do rosto de cada um dos irmãos daquela igreja, o autor descreve com felicidade o seu testemunho, do quanto todos eles representavam no seu ministério, como comprovação de suas campanhas evangelísticas em prol do reino de Cristo. Paulo não se envergonhava de falar em todas as partes sobre que foi um dos principais fundadores daquela igreja querida, e por onde passava falava bem dela.

A NOSSA CARTA. O contexto das duas cartas de Paulo a esta igreja nos faz entender que, várias outras lideranças do cristianismo estavam chegando na cidade de Corinto para ministrarem a palavra de Deus naquele lugar. Inclusive alguns de elevados status estavam querendo se tornar líderes daquela comunidade cristã, o que foi rechaçado pelo apóstolo Paulo. Ele que tinha aquela igreja como seu cartão postal.

ESCRITA. As demais lideranças que se chegavam naquela comunidade cristã traziam consigo cartas de recomendações das lideranças de Jerusalém, objetos escritos com tinta e com papel. Enquanto isso, o apóstolo não precisava de carta de recomendação para ser quem ele era para aquela grande igreja. Todos conheciam de perto ao fundador principal daquela igreja, que foi justamente o apóstolo dos gentios, com seus trabalhos de evangelização no mundo gentílico, fazendo missões transculturais.

EM NOSSOS CORAÇÕES. Percebe-se que havia um imenso afeto de Paulo para com os irmãos que faziam parte desta igreja, era algo que superava qualquer ativismo religioso, era um apego de pai para filhos e vice versa. E este amor do apóstolo pelos seguidores de Cristo em Corinto podia ser visto no resultado de seus labores em ganhar vidas para o reino de Cristo naquele lugar. Este era de fato amor fraternal.

CONHECIDAS E LIDAS. A Europa inteira, bem como a Ásia e a Palestina tinham conhecimento da forte ligação que havia entre a igreja de Cristo que estava em Corinto e o apóstolo Paulo, porque quem olhava para aquela igreja via as marcas missionárias do apóstolo dos gentios. É provável que já haviam documentos de cunho religioso circulando por todas as partes, em que neles continham informações sobre os trabalhos de Paulo para ganhar vidas para Cristo na cidade de Corinto.

POR TODOS OS HOMENS. As lideranças de Jerusalém tinha conhecimento de que a igreja de Corinto foi fundada pelo apóstolo Paulo. Até porque, no capítulo dois de Gálatas o escritor fala de um acordo entre ele e as colunas da igreja de Jerusalém para que Paulo ficasse responsável pela evangelização dos gentios, enquanto que Pedro ficou responsável pelo evangelho da circuncisão, ou seja, dos seguidores do judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...