segunda-feira, 21 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:11

2 Coríntios 4:11 - E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS. Este texto é uma continuação dos textos anteriores em que, o autor vinha falando sobre os perigos que enfrentava por ser o apóstolo dos gentios, e que vivia a pregar as boas novas do evangelho de Cristo. E que por conta disto, ora estava passando tribulações, ora estava sendo perseguido e sempre passando por perigo de morte. Mas que ainda estava vivo para o bem da obra de Deus.

ESTAMOS SEMPRE. Os passos do apóstolo eram vigiados permanentemente pelos seus opositores e inimigos do evangelho de Cristo, no sentido de lhe pegarem em alguma falha, conforme as leis religiosas dos judeus e dos romanos, para então, levarem a Paulo a julgamento e a morte pelas autoridades romanas. Grande parte desta carta de Paulo foi justamente para se defender dos seus acusadores, que tanto vinham de fora da igreja, como também dos falsos irmãos que estavam contra ele.

ENTREGUES A MORTE. Este tratado de Paulo aos coríntios, nos faz saber o amontoado de problemas que o apóstolo dos gentios teve que passar por ser um defensor das verdades fundamentais do evangelho. Não fora os cuidados de Deus pela vida de Paulo, ele não teria exercido um longo ministério em prol do evangelho de Cristo. Veja que Cristo só passou no exercício do seu ministério três anos e meio e o mataram.

POR AMOR DE JESUS. Por que Paulo passava tanto perigo de morte? Porque ele havia deixado o judaísmo e se convertido ao cristianismo. Preparou-se, pouco mais de três anos, e saiu por todos os lugares pregando sobre Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus, cumprindo assim as profecias messiânicas do Velho Testamento. Esse amor que o apóstolo dos gentios tinha por Cristo, fazia com que os inimigos do reino de Cristo se levantassem constantemente contra seu ministério e a sua vida.

PARA QUE A VIDA DE JESUS. Tudo que Paulo vinha atravessando de aflições, tribulações, perseguições e perigos de morte a todo o momento, tinha como objetivo levar as pessoas ao encontro da vida, que está em Cristo Jesus, ele que é a ressurreição e a vida. Certamente esta vida de Cristo, sobre a qual fala o escritor, podemos conjecturar como sendo a vida ressurecta do Filho de Deus, ele que ressuscitou.

SE MANIFESTE TAMBÉM. Cristo ressuscitou várias pessoas de entre os mortos, mas estas pessoas, depois tornaram a morrer. Com Cristo foi deferente, ele morreu, ressuscitou ao terceiro dia, pelo poder de Deus, para nunca mais morrer. Se Jesus não houvera ressuscitado, seria mais um profeta na terra. Mas a sua ressurreição o coroou como Senhor da vida. Esta mesma vida, Paulo quer, que se manifesta em seus leitores.

NA VOSSA CARNE MORTAL. Não que o escritor ache que os seus leitores não irão participar da morte física, apesar de que Paulo pregava que Cristo haveria de voltar ainda no seu tempo, porque ele não tinha noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e sua volta para arrebatar a igreja. O autor se refere à transformação do corpo dos seguidores de Cristo, o que ele escreveu em (1 Coríntios 15:53-54). Isto porque, a igreja primitiva esperava a volta de Cristo naquele tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...