2 Coríntios 3:8-9 - Como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
COMO NÃO SERÁ DE MAIOR GLÓRIA. O mediador da antiga aliança entrava na glória e quando saia seu rosto brilhava, porem ia se desvanecendo, é tanto que ele colocava o véu. Mas o Mediador na nova aliança deu uma pequena demonstração de sua glória, quando seu corpo por inteiro foi transfigurou em glória diante de seus apóstolos. E isso fala da grandeza do novo pacto que teve Cristo, o filho de Deus como implantador da nova aliança da graça de Deus com sua igreja remida, com seu precioso sangue.
O MINISTÉRIO. Tanto o antigo pacto ou aliança da lei é chamado um ministério, quanto à nova aliança também, porque é um serviço em prol das pessoas, no caso do velho pacto, em prol dos judeus e no caso do novo pacto, em prol da igreja amada de Cristo Jesus. Sendo que, o ministério foi de Moisés, com a sua lei para os filhos de Israel, enquanto que, a nova aliança de Deus com a igreja, foi Cristo que serviu.
DO ESPÍRITO? Mas depois da ascensão de Cristo para se assentar a destra de Deus como Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, é o Espírito Santo quem está executando este ministério em prol da igreja de Cristo. Cristo quando ainda estava com seus discípulos prometeu que ao chegar a presença de Deus enviaria um outro Consolador, o Paráclito, para então preparar a sua igreja para o grande dia do arrebatamento dos remidos, por isso que Paulo chama o ministério do Espírito.
PORQUE SE O MINISTÉRIO. Paulo está sendo claro em chamar à velha dispensação da lei de ministério da condenação, e isso ele faz porque tem a compreensão de que, a lei de Moisés em vez de gerar a salvação para os filhos de Israel, por causa da desobediência deles, teve como resultado a reprovação. De forma que, a ministração da lei, primeiro por Moisés e depois pelos sacerdotes e sumos sacerdotes foi em vão.
DA CONDENAÇÃO FOI GLORIOSO. Não que a lei em si mesmo gere a condenação, mas é que a aplicabilidade dela na vida de um povo obstinado ao erro teve como efeito a condenação deles. Quando diz que este ministério foi glorioso se refere à amostragem da glória, ainda que transitória no rosto de Moisés. Porem, o fato da glória desvanecer, já apontava que era passageira e fraca, como o tempo cuidou em mostrar isso.
MUITO MAIS EXCEDERÁ EM GLÓRIA. A glória da nova aliança foi demonstrada em Cristo, pelo muito poder com que ele fez seus milagres, prodígios e sinais. E desde a vinda do Espírito Santo que esta mesmo glória vem sendo demonstrada na vida dos seguidores de Cristo, porque nesta mesma carta, e neste mesmo capítulo, está escrito que, estamos sendo transformado de glória em glória, na mesma imagem do Senhor Jesus. E a promessa do evangelho é que iremos ser cheios da plenitude de Cristo.
O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Na antiga dispensação a justiça era própria, daqueles que buscavam obedecer às regras da lei, e no que se trata ao julgamento, se aplicava a justiça da lei, o que ninguém tinha condições de cumprir. Agora, na nova dispensação, a justiça é a de Cristo, ele que cumpriu toda a lei, para nos justificar diante de Deus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 8 de agosto de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.