sexta-feira, 4 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:1

2 Coríntios 3:1 - Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?
PORVENTURA COMEÇAMOS. Ao que tudo indica, o tal do opositor de Paulo fez um grande estrago no que tange a sua autoridade apostólica, porque do contrário, não precisava o apóstolo lembrar deste assunto. Por essa razão é que, alguns comentaristas chegam a afirmarem de que, esse opositor que se levantou contra o apostolado de Paulo era uma das autoridades da igreja mãe de Jerusalém, como vindo da parte de Tiago, o que aconteceu na carta escrita por Paulo aos Gálatas.

OUTRA VEZ A LOUVAR-NOS. O apóstolo foi um dos principais fundadores daquela comunidade cristã que estava na cidade de Corinto, portanto, era conhecido pessoalmente por todos aqueles que compunham aquela igreja de Cristo naquele lugar. Com isso, não precisava de ser recomendado por ninguém, até porque era o pai na fé de quase todos. Não havia a necessidade de Paulo dizer quem ele era.

A NÓS MESMOS? A conversão de Saulo de Tarso ao cristianismo teve uma repercussão enorme no meio cristão, ao ponto deste acontecimento se espalhar por todas as partes. Desta forma, não precisava nem do apóstolo dizer quem ele era, nem o que estava fazendo agora em prol do reino de Deus, porque todos conheciam o seu testemunho, principalmente aquelas igrejas fundadas por ele e seus auxiliares.

OU NECESSITAMOS COMO ALGUNS. Neste mesmo tempo, houve um movimento muito grande de falsos pregadores itinerantes, que se dizendo cristãos, se aproveitavam da boa vontade dos convertidos ao cristianismo para ganharem dinheiro, pregando um outro evangelho. Os mestres gnósticos se diziam ser cristãos para se infiltrarem no seio da igreja com o objetivo de distorcerem o evangelho.

DE CARTAS DE RECOMENDAÇÃO. De forma que, estavam falsificando cartas de recomendação para dizerem que estavam fazendo missões com o apoio de Paulo ou dos apóstolos de Jerusalém. Quem era judaizante dizia que vinha recomendado pelos apóstolos e quem vinha do mundo gentílico dizia que era representante de Paulo. Mas, no caso de Paulo e dos seus cooperadores direto, não necessitavam de cartas, porque eram conhecidos de rostos das igrejas por eles fundadas no mundo gentílico.

PARA VÓS. É provável que o opositor de Paulo na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto defendia de que Paulo precisava de carta de recomendação dos apóstolos originais, coisas que ele não conseguia, porque faziam missões a revelia, de princípio. E por esse motivo foi que no capítulo dois de Gálatas, Paulo teve que viajar até a igreja mãe e resolver esta causa, e saiu de lá autorizado a fazer missões no mundo gentílico.

OU DE RECOMENDAÇÃO DE VÓS? Por fim, o grande apóstolo dos gentios certifica seus leitores de que, não precisava como alguns de carta de recomendação para chegar e ser bem recebido pelos que faziam parte daquela igreja, nem tão pouco precisava de carta de recomendação daquela igreja para se apresentar em outras comunidades cristãs espalhadas pelo mundo gentílico, ele era bem conhecidos de todos e por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...