segunda-feira, 14 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:1

2 Coríntios 4:1 - Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos.
POR ISSO. O tema que temos a nossa frente é o foco do ministério de Paulo e o forte dos seus trabalhos. Aprendemos pois, que, Jesus Cristo ocupa o centro das atividades de Paulo e que suas mensagens são sempre Cristocêntricas, isso porque, foi Cristo quem chamou e deu todas as condições para que Paulo servisse ao reino de Deus, e com isso, sua gratidão era a Cristo que o valorizou. Por isso que, o evangelho diz que, tudo que nós fizermos, assim, devemos fazer, em nome de Cristo e para glória do seu nome. O espírito Santo tem esta função em nossa vida, glorificar a Cristo (João 16:14).

TENDO ESTE. Antes de se converter, Paulo foi criado aos pés de Gamaliel, aprendendo tudo que dizia respeito às regras do judaísmo. Ele foi preparado e enviado para perseguir a igreja de Cristo. Até que, de caminho para Damasco, quando tinha carta branca dos chefes dos sacerdotes, para perseguir, prender e até matar aos Cristãos, Paulo teve um encontro feliz com o Senhor Jesus ressurrecto, e este encontro mudou totalmente o rumo de sua vida, traçando uma nova trajetória para o resto de sua vida. E Paulo era consciente da importância desta chamada em sua vida e seu ministério.

MINISTÉRIO. Tendo se convertido ao cristianismo, e, por conseguinte, rompendo com o tradicional judaísmo, agora, se preparava para sua missão em dedicar o resto de sua vida ao reino de Deus, pregando as boas novas de Cristo no mundo gentílico. Mas antes, ele teve a convite de Pedro em Jerusalém, para quem sabe, fazer parte do ministério da igreja mãe de Jerusalém, porem, como não era esse o caminho que Deus havia traçado para seu destino, então, foi ele rejeitado pelo grupo dos doze, vindo então, a cumprir seu ministério como apóstolo dos gentios, missão transcultural.

SEGUNDO A MISERICÓRDIA. Por que o apóstolo diz que exercia seu ministério por misericórdia de Deus? Porque ele sabia quem era, antes de se converter ao cristianismo, e quais eram suas intenções, em tentar destruir a religião fundada pelo Senhor Jesus. Além do mais, ele também era consciente de que, estava vivo, pela misericórdia de Deus, uma vez que, os seus próprios compatriotas judaizantes, tudo fizeram para impedir de Paulo exercer o seu ministério em servir a Cristo, sem falar das muitas perseguições e perigos de morto que Paulo teve que passar e atravessar.

QUE NOS FOI DADA. Paulo também era consciente de que exercia seu ministério, por iluminação direta de Deus, mediante a revelação do Espírito Santo, porque ele não tinha capacidade própria para fazer a grande obra que vinha executando em prol do evangelho de Cristo, não fora a capacitação dada por Deus. Percebe-se também que o apóstolo faz sua defesa contra aqueles que o acusavam de que Paulo não tinha capacidade de ser apóstolo de Cristo, porque não havia convivido com o Senhor Jesus, como os demais apóstolos, nem havia sido instruído na igreja mãe em Jerusalém.

NÃO DESFALECEMOS. Diante de todos os desafios que o apóstolo enfrentava, nem por isso, ele desanimava, mas estava sempre de cabeça erguida, tendo a certeza de sua chamada por Deus e por Cristo para este tão importante ministério. Paulo sabia do que estava fazendo, e ele tinha seu programa de realizações com objetivos bem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...