quarta-feira, 30 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:10

2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
PORQUE TODOS DEVEMOS COMPARECER. Esse texto chama a responsabilidade de todos os servos de Cristo para o que fazem ou deixam de fazer, seja relacionado às coisas do reino de Cristo ou qualquer coisa no tocante a esta vida terrena. Ninguém se furtará deste acontecimento, mas, todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo para receber alguma coisa, como recompensa, pelo que fez ou deixou de fazer. Neste caso, não tem grande nem pequeno, nem servo nem livro, mas todos, todos.

ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO. Há quem fale em dois tribunais, o descrito neste texto, como o tribunal de Cristo e o grande trono branco, como sendo o tribunal de Deus, o juiz dos vivos e dos mortos, descrito em (Apocalipse 20:11-15). Em se tratando do tribunal de Cristo, serão julgados aqueles que são seus discípulos, a fim de receberem seus galardões e recompensas, bem como a posse da vida eterna como prêmio.

PARA QUE CADA UM RECEBA. Quanto ao grande trono branco, há uma certa cronologia nos acontecimentos escatológicos. Porem, quanto a este julgamento dos salvos em Cristo, não se sabe quando se dará. É correto se defender que este momento será de júbilo para os remidos de Cristo, porque todos os que nesta terra renunciaram ao mundo por amor a Jesus, serão galardoados e recompensados.

SEGUNDO O QUE TIVER FEITO. Esse texto serve de motivação para que todos os servos de Cristo venham a se empenharem mais e mais na prática do bem e em fazer a vontade de Deus. Além do mais, essa mensagem nos incentiva a trabalharmos cada vez mais e melhor em prol do reino de Cristo, tendo a certeza de que não é em vão, as nossas labutas e serviços prestados a igreja do Senhor e também ao nosso próximo.

POR MEIO DO CORPO. Um pouco antes, o autor vinha falando do nosso corpo, como um veículo do homem essencial, alma e espírito. Já nesta frase, ele acrescenta mais uma função importante do nosso corpo, que é justamente que ele seja um instrumento da pratica de coisas boas e certas. Na realidade, a nossa passagem por esta dimensão da existência humana, é uma experiência desafiadora, a fim de que venhamos a nos aperfeiçoar para a vida futura, que é a vida eterna em Cristo Jesus.

OU BEM. Desde a velha dispensação, que Deus buscava treinar os filhos de Israel na prática do bem, e isso por meio da legislação de Moisés. Da parte humana, houve falha total, por isso que veio a nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus, proporcionando uma infalível possibilidade dos homens se aperfeiçoarem por meio da santificação. Portanto, a prática do bem e do que é certo é o caminho a se trilhar.

OU MAL. O escritor ver Cristo em seu tribunal, como um juiz dos jogos esportivos antigos, em que no final da competição entrega os prêmios aos que venceram a corrida. Em se tratando do julgamento de Cristo aos salvos, não se trata de condenação, mas sim, em compensação, em que há ganhos pelo bem feito e perdas de recompensas pelas coisas de errado que os remidos fizeram. Quem mais se esforça em fazer a vontade de Deus, receberá mais, porem, haverá desconto pelo erro praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...