sábado, 12 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:18

2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
MAS TODOS NÓS. Paulo fala de se mesmo, como participante desta excelente plenitude do reino de Cristo, bem como de todos os líderes da igreja primitiva, e ainda de todos os seus filhos na fé da igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto, sem deixar de for a todos aquele que em qualquer lugar e em qualquer tempo, nasceram de novo, foram transformados pela regeneração espiritual, estão buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, em Cristo Jesus, nosso Salvador.

COM ROSTO DESCOBERTO. Moisés precisou colocar um véu para que os filhos de Israel não vissem que a glória de Deus que estava temporariamente sobre a pele do seu rosto esvanecia. Os próprios filhos de Israel se deixaram levar por aquela dissimulação, como que apontando para a fragilidade da antiga dispensação, que do mesmo modo era transitória. Mas nós não precisamos usar nenhum véu.

REFLETIMOS COMO UM ESPELHO. O véu utilizado por Moisés e aceito pelos filhos de Israel era um tipo de empecilho para que não se percebesse algo que estava se acabando. Todos aqueles que fazem parte da igreja espiritual de Cristo, agem diferente, porque em vez do brilho de Cristo diminuir sobre a nossa face, o cristianismo fala é em progresso e desenvolvimento. O espelho reflete justamente a exatidão do que está diante dele. Não temos que esconder nada, mas sim refletir.

A GLÓRIA DO SENHOR. Este “Senhor” sobre o qual fala o escritor, diz respeito a Cristo Jesus, o filho de Deus, ele que está sendo duplicado em cada um de nós. E quando se fala sobre a glória de Cristo sobre a nossa face, é que quanto mais buscamos imitar ao nosso Mestre, Cristo Jesus, mais e mais, nos tornamos parecidos com ele. Quando alguém olha para um servo de Cristo, logo pensa no Senhor Jesus imediatamente.

SOMOS TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA. A glória que estava sobre a face de Moisés, tinha a tendência de ir se esvaindo, e isso falava da transitoriedade da velha dispensação. Com os cristãos verdadeiros funciona o contrário, porque a glória de Cristo vai aumentando cada vez mais sobre a face dos seus servos. O Espírito de Deus vai mais e mais avivando o brilho de Cristo na vida dos que lhe são fieis.

NA MESMA IMAGEM. O homem, nos começos, foi feito a imagem e semelhança de Deus, veio o pecado, e suas consequências apagou o brilho de Deus na vida dos seres humanos. A obra de redenção feita por Cristo e a regeneração feita pelo Espírito Santo na vida dos remidos de Cristo tem o poder de restituir a glória ofuscada. A santificação e a glorificação dos filhos de Deus é um caminho de volta do homem para Deus.

COMO PELO ESPÍRITO DO SENHOR. Cristo fez a sua parte mais importante na redenção do homem para Deus. E o Espírito Santo tem um papel fundamental em guiar os remidos no caminho da regeneração, até que os escolhidos de Cristo sejam acolhidos nos braços do Pai. Ninguém tem, pela sua própria capacidade, força para dar nenhum passo rumo ao acesso a Deus, isso é obra do Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...