quarta-feira, 16 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:6

2 Coríntios 4:6 - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
PORQUE DEUS, QUE DISSE. Certamente o autor se refere ao ato da criação da luz por Deus, que trouxe a tudo a existência. Gênesis 1:3-5 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Antes de criar outras coisas, Deus criou a luz, porque sem luz, o que prevalece são as trevas, e trevas é sinônimo de morte, e Deus é vida, e vida com abundancia.

QUE DAS TREVAS RESPLANDECESSE A LUZ. Antes de criar a luz, diz a bíblia que havia trevas sobre a face do abismo. Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Percebe-se que antes da luz, o que prevalecia era o caos, porque abismo neste caso, pode ser compreendido como buraco negro. Por isso a terra era sem forma e vazia.

É QUEM RESPLANDECEU. “E quem” se refere a Deus, que disse: Haja luz, e houve luz (Gênesis 1:3). O autor fala da intervenção de Deus em iluminar sua vida, que antes de se converter ao cristianismo era treva pura, mas que, ao ter um encontro feliz com o Filho de Deus, Jesus Cristo, sua alma foi iluminada com a luz, que é Cristo Jesus. João 1:4 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Deus enviou a luz, que é Cristo Jesus.

EM NOSSOS CORAÇÕES. Há quem diga que Paulo estava desfazendo alguns maus entendidos do grupo partidário de Apolo na igreja em Corinto, ou quem sabe o partido dos gnósticos que haviam chegado também naquela igreja. Porque o grupo de Apolo, segundo alguns comentaristas, exaltava o conhecimento acima de qualquer coisa. Quando sabemos que para a igreja de Jesus, Cristo está acima de tudo e de todos.

PARA ILUMINAÇÃO DO CONHECIMENTO. Não que Paulo fosse contra Apolo, pelo contrário, eles eram amigos de ministério. Mas, como a igreja de Corinto estava dividida em partidarismo, Pedro, Apolo, Paulo e Jesus Cristo aqueles que eram do partido de Apolo, e não o próprio Apolo, defendiam que, o conhecimento era mais importante do que o evangelho com sua mensagem, e do que o próprio Cristo.

DA GLÓRIA DE DEUS. Esse conhecimento da glória de Deus, nos ensina da sua presença na vida e nos corações de Paulo e dos seguidores do evangelho de Cristo. Como também nos faz compreender que em Cristo Deus estava manifestando sua presença entre os homens, por isso que, mesmo antes da sua vinda a terra, o Messias já era chamado de Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, Jesus é Deus.

NA FACE DE CRISTO. O próprio Jesus falou: Eu e o Pai somos um (João 10:30). Em um diálogo com Filipe, Jesus disse que, quem lhe visse, estava vendo Deus. João 14:8-9 - Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? A glória de Deus resplandecia na face de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...