segunda-feira, 14 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:2

2 Coríntios 4:2 - Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
ANTES, REJEITANDO AS COISAS QUE POR VERGONHA SE OCULTAM. No versículo primeiro deste capítulo, o autor disse que, não desanimava diante das dificuldades que surgiam diante dele, porque sabia de que seu ministério era conforme a vontade de Deus. Agora, ele diz que rejeitava todas as coisas que eram reprovadas pela verdade, porque tinha consciência de que Deus sabia e conhecia todas as coisas a seu respeito.

NÃO ANDANDO COM ASTÚCIA. Os opositores de Paulo na igreja de Corinto, sejam eles os defensores das ciências religiosas como o grupo ligando a Apolo ou os legalistas do cristianismo ligados a Simão Pedro, não estavam andando com sinceridade diante da igreja de Cristo naquele lugar. Mas estavam buscando glória para si mesmo, e para isso, tentavam rebaixar a autoridade apostólica de Paulo naquela igreja.

NEM FALSIFICANDO A PALAVRA DE DEUS. Ao que tudo indica, os dois grupos que se levantaram contra o apóstolo dos gentios e fundador da igreja cristã em Corinto, andavam falsificando a palavra de Deus, para tirarem proveito da igreja do Senhor Jesus, buscando prejudicar a Paulo. O grupo ligado ao legalismo de Jerusalém tentava provar que tinha que guardar a lei de Moisés. Enquanto que, os defensores das ciências na religião, falavam mais em mistérios do que no evangelho de Cristo.

E ASSIM NOS RECOMENDAMOS. Porem, Paulo, como homem de Deus, enquanto esteve entre os seguidores de Cristo naquela igreja, teve a honestidade de pregar as boas novas do evangelho, não segundo as ideologias dos homens, mas sim, de acordo com a vontade de Deus. Por isso que, o evangelho pregado por Paulo era diferente do outro evangelho pregado por aqueles que buscavam seus próprios interesses.

A CONSCIÊNCIA DE TODO O HOMEM. A mensagem transmitida por Paulo e seus companheiros de ministério chegava à mente dos seus ouvintes, com clareza e com objetividade, que era justamente levar as pessoas a Cristo, e não fazer prosélitos para se mesmo. Quem ouvia as boas novas do evangelho de Cristo pregadas pelo escritor desta carta, não se tornava um mero religioso, mas aceitava a Cristo como Salvador.

NA PRESENÇA DE DEUS. Depois de Cristo, o apóstolo dos gentios foi um dos que teve a honestidade de levar as pessoas a terem um verdadeiro encontro com Jesus, porque Paulo não fundava as igrejas para ele mesmo, mas sim, para que os novos convertidos vivessem para Cristo. E a prova disto é que Paulo fundava uma comunidade cristã, estabelecia lideranças locais e já partia para outros campos missionários.

PELA MANIFESTAÇÃO DA VERDADE. As atividades evangelísticas executadas, pelo autor desta carta, eram realizadas na presença de Deus, e suas pregações eram a mais pura manifestação da verdade. E esta verdade defendida por Paulo, era a mensagem do evangelho de Cristo, mantendo em seu conteúdo tudo aquilo que de bom fez Cristo em prol da humanidade, bem como os parâmetros da nova dispensação da graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...