terça-feira, 29 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:8

2 Coríntios 5:8 - Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
MAS TEMOS. O cristianismo não é teoria, como passou a ser a legislação de Moisés depois da manifestação do Messias de Deus, que veio implantar a nova dispensação, e com isso aboliu o velho pacto. A fé do apóstolo dos gentios era algo prático e que era repassada também para todos aqueles que lhe ouviam, como foi o caso dos seus filhos na fé, que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Corinto. O autor fala em termos de posse de tudo aquilo que faz parte das promessas do evangelho.

CONFIANÇA. Um pouco antes, o apóstolo escrevia sobre que, o justo vive pela fé, e é esta fé como sinônimo de confiança plena em Deus e em seu Filho Jesus, que veio ao mundo para executar o plano da redenção, que por sua vez gerou a reconciliação dos seus remidos com Deus, o Pai. Esta confiança de Paulo é a convicção de que, se por motivos diversos, seus oponentes tirassem sua vida, ele estava preparado para isso.

E DESEJAMOS. O apóstolo já tinha feito em prol do reino de Cristo uma grande obra, divulgando o evangelho das boas novas em quase todo o mundo civilizado de sua época, e com isso se dava por satisfeito, se tivesse que deixar o seu tabernáculo terreno, para estar para sempre com o Senhor Jesus. Sabia o apóstolo que após o véu da morte física, coisas melhores e maiores lhe aguardavam para a vida eterna.

ANTES DEIXAR. O escritor desejava partir deste mundo para uma outra dimensão da vida, em que ele não mais teria que passar por tantas dificuldades. Não teve ele uma vida nada fácil, desde que se propôs a servir ao reino dos céus, porque muitas forças contrárias já haviam se levantado contra ele. Neste mesmo tempo, se criou um sentimento geral na igreja primitiva de que seria privilégio para quem se tornasse um mártir do cristianismo. E os líderes da igreja primitiva foram mortos injustamente.

ESTE CORPO. O escritor fala do corpo humano, como um recipiente temporário onde o homem essencial habita, durante esta fase da sua passagem pelo planeta terra. No pano de fundo, Paulo fala do seu anelo em deixar este corpo físico, cheio de fraquezas, sujeito as enfermidades e a degradação pelo tempo, e partir o mais rápido que possível para morar eternamente com Cristo, nas mansões celestiais, nos céus.

PARA HABITAR. Não dá para de maneira clara identificar se o escritor se refere à volta eminente de Cristo Jesus para arrebatar a sua noiva, ou se ele fala mesmo da morte física ou biológica, o que a ciência chama de morte clínica. Há quem diga que, o apóstolo esteja pensando em partir para o paraíso, e aguardar o dia glorioso do arrebatamento, em que os que dormem em Cristo ressuscitarão para a vida eterna.

COM O SENHOR. A realidade defendida por Paulo é que a salvação é real, e que todos aqueles que nasceram de novo, pela regeneração do Espírito de Deus, haverão de se encontrar com Cristo no dia do arrebatamento, esteja vivo ou já tenha partido para o paraíso de Deus. Cristo prometeu que voltaria, no tempo de Deus, para buscar os seus escolhidos para estar para sempre com ele. Por isso que a igreja remida de Cristo crer de que, mais um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...