quinta-feira, 24 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:16

2 Coríntios 4:16 - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
POR ISSO. Essa mensagem da parte de Paulo deveria ser recebida como incentivo aos seus leitores sinceros, com o fito de não desistirem dos seus objetivos, no que concernem as coisas do reino de Cristo. E isso porque, mesmo enfrentando as maiores dificuldades, e chegando a beira da morte física, mas o apóstolo dos gentios não se deixava vencer pelos seus opositores. O autor carregava consigo a firme convicção que, nada podia o fazer parar, e que não adiantava seus oponentes fazerem oposição.

NÃO DESFALECEMOS. Ao mesmo tempo, os que lutavam contra o apóstolo, ao tomarem conhecimento desta sua posição, devem ter ficado frustrados, porque pensavam que, falando mal de Paulo, ia o fazer desistir dos seus projetos para aquela igreja. Para defender suas convecções, Paulo se agigantava, levantava a sua cabeça e enfrentava a tudo e a todos, nem que o perigo de morte se avizinhasse.

MAS, AINDA QUE. Neste momento, o apóstolo dos gentios reconhece que suas tribulações não eram nada pequenas, mas nem por isso se desanimava diante dos desafios. Assim deve ser com todos aqueles que têm a chamada de Deus para executar importantes missões aqui na terra. Quando surgirem os problemas, estes devem olhar para o exemplo de Cristo, que não teve uma vida nada fácil, e que só encontrou dificuldades e oposições, bem como os heróis da fé, como no caso de Paulo.

O NOSSO HOMEM. O escritor fala de si mesmo, que estava sujeito a passar qualquer enfrentamento por conta de trabalhar em prol do reino de Cristo, e que quem assim procede aqui nesta terra, tem que enfrentar muitas e variadas dificuldades. Como também podemos dizer que isto pode acontecer com qualquer servo de Cristo, que tem o firme compromisso de cumprir missões importantes em prol do reino de Deus.

EXTERIOR SE CORROMPA. Este se corromper, desta frase de Paulo, não está se referindo ao ser dominado por uma vida pecaminosa, como em outras partes do evangelho, mas quer dizer, se submeter ao próprio desgaste desta vida, bem como ser vencido pelos embates contra os inimigos do evangelho da verdade. O escritor aponta na direção em que estamos sujeitos a tombar, como depois aconteceu com ele.

O INTERIOR, CONTUDO. Nesta parte, o escritor fala do homem essencial, composto de sua parte eterna, que é a alma e o espírito do ser humano. O homem exterior fala sobre a parte orgânica do ser humano, mas o homem interior fala de seus atributos que estão ligados a Deus, uma vez que, o homem foi criado à imagem e semelhança do seu Criador, portanto, existem partes nos seres humanos que se identificam com Deus.

SE RENOVA DE DIA A DIA. A alma e o espírito do homem remido por Cristo, não se desgasta com a força do tempo, que cuida em degradar as coisas materiais. Nem mesmo as adversidades e ou a morte dos servos de Cristo, afetam o seu ser essencial. O Espírito de Deus cuida em renovar a cada dia o nosso ânimo, nos ensinando que, as contrariedades desta vida, nos servem de poder operante para nossa purificação e santificação, porque estamos caminhando em direção à perfeição e a glorificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...