sábado, 12 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:17

2 Coríntios 3:17 - Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
ORA, O SENHOR. Nas páginas do Velho Testamento, a palavra Senhor, sempre é dirigida ao Deus Pai, Criador de todas as coisas. Já dentro do Novo Testamento, tanto pode estar se referindo a Deus Pai, quanto ao Deus Filho. Mas, neste caso, certamente o autor se refere a Cristo Jesus, ele que também é o Filho de Davi, e, portanto, Rei dos reis e Senhor dos senhores. O profeta (Daniel 7:14) já anunciava sobre o senhorio de Cristo e Paulo escrevendo aos (Filipenses 2:9-11), diz como Cristo se tornou o Senhor.

É ESPÍRITO. Declara o escritor: O Senhor é Espírito. A palavra espírito dentro das Escrituras, pode se referir ao espírito que há em cada ser humano, pode também se referir a espírito desencarnado, como o diabo com os seus demônios, como também pode se referir aos anjos de luz. E quando com sua inicial maiúscula, pode se reportar ao Espírito Santo, ou ao Espírito de Cristo, como um ser divino, porque ele é Deus.

E ONDE ESTÁ. Um pouco antes ou em textos anteriores, o autor vinha abordando a questão do véu que estava sobre a face de Moisés, para esconder uma situação que representava o elemento transitório da antiga dispensação. Enquanto que, agora, o autor fala dos termos da nova dispensação da graça de Deus, pela fé em Cristo, como algo mais sólido, porque está baseado em coisas espirituais, e, portanto, permanentes.

O ESPÍRITO. Esta nova dispensação da graça de Deus foi implantada por Cristo, e com a ascensão do Cristo de Deus para se assentar a destra de Deus, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, ele enviou o Espírito de Deus, para dar sustentabilidade a nova dispensação. Neste caso, o escritor está falando do Espírito Santo, que conforme a doutrina da trindade, é a terceira pessoa da divindade, uma pessoa em essência. O mesmo Espírito de Deus que esta preparando a igreja para o dia do arrebatamento.

DO SENHOR. O Espírito do Senhor, tanto está se referindo a Deus, como também a Cristo, porque o Espírito Santo está ligado diretamente a Deus Pai e a Deus Filho, e isso porque há absoluta unidade de propósito, objetivos e finalidades na trindade divina. Enquanto a velha dispensação funcionava por força da lei, a nova dispensação de Deus com a igreja de Cristo funciona pela força do Espírito de Deus e de Cristo Jesus.

AI HÁ. Porque onde há o Espírito do Senhor, ai há liberdade. A lei de Moisés tinha o propósito de abençoar os filhos de Israel, o que terminou por não abençoar, por conta da desobediência dos mesmos. E isso porque se tornou um fardo insuportável para os seguidores do judaísmo. Mas, o evangelho de Cristo, é aplicado pelo Espírito de Deus na vida dos seguidores do cristianismo, de tal maneira que gera libertação e paz.

LIBERDADE. Os seguidores do judaísmo se tornaram reféns dos seus próprios erros, porque a mesma lei que abençoava, também era condicionada a amaldiçoar os desobedientes. Enquanto que, a nova dispensação de Deus em Cristo para a igreja remida, tem como proposta a libertação dos filhos de Deus, com maiores e melhores promessas, já para esta vida presente (Mateus 6:33), mas principalmente para a vida eterna, o que o evangelho chama de salvação, vida plena e abundante com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...