domingo, 27 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:4

2 Coríntios 5:4 - Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
PORQUE TAMBÉM NÓS, OS QUE ESTAMOS. O autor fala em termos genéricos sobre todos aqueles que aguardam serem absorvidos pela vida que não se desgasta, que é a modalidade de vida eterna, que os remidos de Cristo esperam. Quando Paulo se inclui entre os que estavam esperando o arrebatamento, ainda no seu tempo de vida na terra, é porque tanto a igreja, como os escritores do Novo Testamento, aguardavam ansiosamente o retorno de Cristo para aquele mesmo tempo da igreja primitiva.

NESTE TABERNÁCULO. Neste caso, quando o autor fala sobre tabernáculo, ele está se referindo ao nosso corpo, que é a nossa morada temporária, ou seja, a morada de nossa alma e espírito, que são eternos, mas que por uma determinação de Deus tem que passar pelo estágio da peregrinação na terra. O nosso corpo, além de ser o recipiente que carrega nosso ser essencial, também é morada do Espírito Santo.

GEMEMOS CARREGADOS. Todos os libertos pelo poder do evangelho de Cristo, e que nasceram de novo pela regeneração do Espírito de Deus, sabem que esta vida no corpo é carregada de dificuldades, contrariedades e adversidades. Como também temos o desejo de deixar este tabernáculo terreno e está para sempre com o Senhor Jesus, ele que prometeu para a sua igreja que, no momento certo voltará com poder.

NÃO PORQUE QUEREMOS SER DESPIDOS. O escritor fala sobre a troca da modalidade de vida. Neste tabernáculo só temos problemas a serem enfrentados, porque a nossa casa temporária está sujeita aos desgastes e as fragilidades. Além de que, tem que haver um grande esforço, dedicação e renúncia, para que venhamos a vencer todas as tentações e provações que esta dimensão da vida terrena nos proporciona. Isso porque ser um discípulo de Cristo nesta terra, não é coisa nada fácil.

MAS REVESTIDOS. O fato é que, os remidos de Cristo, sabem que, coisas maiores e melhores nos aguardam na vida eterna. Já a partir do momento da partida desta vida, pela separação do nosso tabernáculo terreno, começamos a desfrutar das bênçãos eterna, porque a partir de então, não mais haverá dor, nem pranto, nem problemas de aflições, perseguições e tribulações, mas somente a paz e o bem-estar dos remidos.

PARA QUE O MORTAL. Para os escolhidos de Cristo, a morte física é apenas uma passagem do fraco para o forte, do temporário para o eterno. A separação do corpo, da alma e do espírito, chamada na terra de morte física, morte biológica, ou conforme a ciência, morte clinica é a porta de entrada para a imortalidade. O corpo, está por causa do pecado, sujeito a morte, mas a nossa alma é eterna e nunca morrerá jamais.

SEJA ABSORVIDO PELA VIDA. Não há dúvida, que o escritor esteja neste instante pensando no momento do arrebatamento da igreja. Quem sabe o que ele escreveu em (1 Coríntios 15:53-54), quando escrevia sobre a ressurreição dos que já haviam partido desta vida para a eternidade com Cristo, e sobre a transformação do corpo dos remidos vivos, para serem absorvidos pela imortalidade, onde a morte será vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...